Menina de 11 anos morre após cair de mirante no Cânion Fortaleza, no RS

Compartilhe:
Uma tragédia abalou a Serra Gaúcha nesta quinta-feira (10). A menina Bianca Zanella, de 11 anos, morreu após cair de um mirante no Cânion Fortaleza, localizado no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul (RS). O corpo foi encontrado após cerca de 10 horas de buscas coordenadas por equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar. A morte foi confirmada por volta das 23h.

De acordo com informações dos bombeiros, Bianca estava com os pais — turistas de Curitiba (PR) — quando o acidente aconteceu. Conforme o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, a família se dirigia a um banco no alto do mirante quando a menina, que apresentava transtorno do espectro autista, correu em direção ao penhasco. O pai ainda tentou alcançá-la, mas ela caiu antes. No local, não há qualquer tipo de proteção ou cerca de segurança.

A queda foi registrada na parte central do cânion, uma área sem vegetação e de difícil acesso. O local é uma das atrações naturais mais visitadas da região, com paredões verticais e altitude de mais de 1.100 metros acima do nível do mar. O ponto da queda ficava a cerca de 70 metros do local onde Bianca foi vista pela última vez.

As equipes de resgate dos pelotões de Canela, Gramado e do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre foram mobilizadas, com apoio da aviação da Brigada Militar. Um drone ajudou a localizar a menina por volta das 17h30. Devido ao mau tempo, o resgate precisou ser feito com cordas e se estendeu até a noite. Quando finalmente conseguiram alcançar a criança, por volta das 23h, os socorristas constataram o óbito.

Em nota, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul lamentou o ocorrido e prestou solidariedade à família. O caso agora será investigado pela Polícia Civil com apoio do Instituto Geral de Perícias (IGP).

Em vídeo publicado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSD) prestou solidariedade à família e agradeceu o empenho das forças de segurança envolvidas na operação. “Quero deixar meu abraço, solidariedade e todo o meu carinho para a família que sente uma dor imensa, uma perda irreparável”, declarou.

A concessionária Urbia, responsável pelo apoio à visitação nos parques de Aparados da Serra e da Serra Geral, informou que suas equipes estão dando suporte à família e colaborando com as autoridades no local.


Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul — Foto: Prefeitura de Cambará do Sul/Divulgação

Outros acidentes na Serra Gaúcha
A tragédia envolvendo Bianca se soma a outros dois acidentes recentes ocorridos em atrações turísticas da Serra gaúcha. No sábado (5), um casal de idosos morreu após um acidente no Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula. Já na quarta-feira (9), um adolescente de 13 anos, natural de Montevidéu (Uruguai), caiu de um brinquedo no Alpen Park, em Canela. Ele passou por cirurgia no Hospital de Caridade de Canela.

O episódio reacende o debate sobre segurança em pontos turísticos da região, especialmente em áreas com grande fluxo de visitantes e ausência de estruturas de proteção.