Morador de Chavantes cai em golpe de falso anúncio de emprego no Facebook

Compartilhe:
Um homem de 43 anos, morador de Chavantes (SP), foi vítima de um golpe após visualizar um anúncio de emprego falso no Facebook. O caso ocorreu nesta segunda-feira (1º) e foi registrado em boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Segundo o relato da vítima, o anúncio oferecia vaga de entregador para a região de Ourinhos. Ao entrar em contato com o número divulgado, foi informado de que outro funcionário faria a instalação de um aplicativo de rotas de entrega, supostamente vinculado à empresa Loggi.

Na sequência, a vítima passou a conversar com um indivíduo que se apresentou como Guilherme e orientou que ele desativasse as configurações de segurança do celular para permitir a instalação do aplicativo. Além disso, foi solicitado um pagamento de R$ 2,99, alegadamente referente ao “seguro das mercadorias”. O valor foi transferido via PIX para uma conta vinculada à empresa J. A Transportes, no banco Santander.

Logo após a operação, o homem constatou em seu extrato bancário uma transferência não autorizada de R$ 333,33 para uma conta em nome de Tiago Silva de Carvalho. Ao questionar os supostos contratantes, foi informado que o valor seria devolvido, mas acabou sendo bloqueado nos números de telefone usados nas conversas.

Sem conseguir reaver o dinheiro, a vítima procurou a polícia, que registrou o caso como estelionato. As investigações já foram iniciadas.

A Polícia Civil reforça o alerta para que candidatos a vagas de emprego desconfiem de anúncios em redes sociais que solicitem pagamentos antecipados, instalação de aplicativos desconhecidos ou desativação de recursos de segurança em celulares.



O mesmo anúncio foi verificado em vários outros grupos de classificados: