Moradora de Ourinhos, profª Nilva Elena Borges testemunha último momento público do Papa Francisco antes de sua morte no Vaticano

Compartilhe:
A professora e empresária Nilva Elena Borges, de 61 anos, moradora de Ourinhos (SP), viveu uma experiência única e profundamente marcante em Roma. Durante uma viagem à Europa, ela esteve presente na Praça São Pedro, no Vaticano, e presenciou a última aparição pública do Papa Francisco, menos de 24 horas antes de sua morte. As informações foram divulgadas pela TV Tem, veja o vídeo abaixo.

Nilva chegou à capital italiana no dia 14 de abril, com o propósito especial de participar das celebrações da Semana Santa. A escolha do destino, segundo ela, foi motivada pela expectativa de receber pessoalmente a tradicional bênção pascal do pontífice. O momento de fé e emoção se concretizou no Domingo de Páscoa (20), quando ela esteve a poucos metros do altar montado diante da Basílica de São Pedro.


Moradora de Ourinhos (SP) viu o papa Francisco no Domingo de Páscoa, durante a benção — Foto: Nilva Borges/Arquivo pessoal

“Estávamos bem pertinho do altar e percebemos que ele estava com dificuldade para falar, mas, em seguida, ele deu uma volta pela praça. Ficamos todos felizes, radiantes com a presença dele”, relembra emocionada.

Contudo, a alegria da celebração logo deu lugar ao choque e à tristeza. Na manhã de segunda-feira (21), enquanto tomava café nos arredores do Vaticano, Nilva recebeu a notícia da morte do papa, que, segundo comunicado oficial, faleceu aos 88 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Quando soubemos do falecimento, ficamos muito tristes, sem acreditar. Saímos de um momento muito alegre, que foi a Páscoa, para um momento de luto. Ainda está difícil de assimilar, mas temos que respeitar essa tristeza, viver o luto e procurar entender a vontade de Deus”, contou.

A moradora de Ourinhos não apenas acompanhou os últimos momentos do papa Francisco em vida, como também participou de seu velório. Na manhã de quinta-feira (24), após cerca de três horas na fila, ela conseguiu se aproximar do caixão, acompanhada da sobrinha. “Senti uma emoção profunda. Minha ligação com o papa Francisco vem da maneira como ele era aberto ao diálogo, sua simpatia, alegria e leveza. Compartilhávamos uma devoção muito forte: à Maria, a Mãe de Jesus”, destacou.

Nilva também visitou a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será o túmulo do pontífice, conforme desejo registrado em testamento — uma decisão que rompe com o protocolo tradicional, que prevê o sepultamento dos papas na Basílica de São Pedro.


Corpo do Papa Francisco é velado — Foto: Imagem cedida/Cristiano Sousa

A trajetória de Nilva Borges, moradora de uma cidade do interior paulista, cruzou com a história mundial em um momento de profunda comoção para milhões de católicos. Ao lado de fiéis do mundo todo, ela pôde se despedir de um líder espiritual que, segundo ela, "ensinou a viver o Evangelho com amor, simplicidade e verdade".

Francisco foi o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar o cargo. Seu pontificado teve início em 2013, após a renúncia de Bento XVI. Ao longo de mais de uma década, cativou o mundo com sua mensagem de acolhimento, humildade e atenção aos mais pobres.