Moradores de Ourinhos pedem providências contra baderna e som alto em finais de semana

Jovem foi brutalmente agredido na última sexta-feira (22); Secretaria de Segurança afirma que operações estão sendo realizadas no local.
Compartilhe:
Moradores da região da Vila Soares, em Ourinhos, voltaram a cobrar providências das autoridades municipais diante das constantes badernas com carros e motos, som alto e aglomerações que ocorrem durante a noite e madrugada nos finais de semana. As reclamações se concentram principalmente nas ruas Palmira Mathias Negrão e na continuação da rua T, Cinco, áreas próximas aos condomínios Villaggio e Royal Park Prime.

De acordo com os moradores, as festas improvisadas acontecem de quinta a domingo, se estendendo até as primeiras horas da manhã. Além do barulho, há relatos de confusão, manobras perigosas com motocicletas e uso abusivo de som automotivo. Na última sexta-feira (22),
um jovem foi brutalmente agredido durante uma dessas concentrações, aumentando ainda mais a sensação de insegurança entre os residentes.

Secretário de Segurança reconhece problema e detalha atuação da GCM
O repórter Gera Laperuta
conversou com o secretário municipal de Segurança Pública, coronel Alexandre Espíndola Cardoso Ledo, que reconheceu as dificuldades enfrentadas e explicou como a Guarda Civil Municipal (GCM) tem atuado no local.

Segundo ele, operações de fiscalização já vêm sendo realizadas. Porém, os procedimentos exigidos pela lei acabam limitando a ação imediata das equipes.

“Na sexta-feira, o primeiro carro que é abordado com som alto, muitas vezes, temos que levar para o DP. Isso já toma a viatura e reduz nosso poder de patrulhamento. Em alguns casos há apreensão do veículo, porque é infração de trânsito”, explicou.
O secretário ressaltou que veículos já foram apreendidos por conta de som alto e alertou para a responsabilidade dos condutores e das famílias.


“Muitas vezes os pais transferem a multa para não prejudicar o filho que trabalha com veículo. Mas quando esse jovem sofre um acidente grave, não há como transferir as consequências. É preciso que as famílias não sejam coniventes”, destacou Ledo.

GCM pede apoio da população
O secretário reforçou que a população deve denunciar casos de perturbação do sossego pelo telefone 153, canal direto da GCM.
“Estamos atentos a essas reclamações e intensificando operações, mas é fundamental que os moradores registrem as ocorrências. A perturbação do sossego por veículo automotor é passível de multa e remoção do veículo”, concluiu.

Enquanto aguardam ações mais efetivas, os moradores da Vila Soares afirmam que vão continuar cobrando providências, pois alegam que ninguém consegue dormir nos finais de semana com o barulho que se prolonga até o amanhecer.