Morre Roberto Duailibi, publicitário e escritor, aos 89 anos

Compartilhe:
O publicitário e escritor Roberto Duailibi faleceu nesta sexta-feira (18), aos 89 anos, deixando um legado marcante na comunicação brasileira. Membro da Academia Paulista de Letras desde 2015, Duailibi foi um dos nomes mais influentes da publicidade no país.

Filho de um libanês e de uma brasileira, mudou-se para São Paulo aos 12 anos e se formou pela Escola de Propaganda de São Paulo em 1956. Iniciou a carreira ainda em 1952, na Colgate-Palmolive, e atuou como redator em grandes agências como JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda, onde foi vice-presidente de criação.

Em 1968, fundou a agência DPZ ao lado de José Zaragoza, Francesc Petit e Ronald Persichetti, revolucionando o setor e consolidando a DPZ como uma das mais premiadas do país. No ano seguinte, foi eleito "Publicitário do Ano" pelo Prêmio Colunistas.

Além de sua atuação nas agências, Duailibi também teve forte presença acadêmica, lecionando na ESPM e na ECA-USP, e comandou a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) por duas gestões. Também participou de conselhos de entidades como a Fundação Bienal de São Paulo.

Autor de diversos livros sobre criatividade e marketing, Duailibi se destacou como palestrante e pensador da comunicação, com obras como “Criatividade & Marketing”, “Cartas a um Jovem Publicitário” e a coleção “Ideias Poderosas”.