Índice de isolamento social em Ourinhos cai para 50% e deixa a cidade próxima de índice de exclusão

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB) disse, que cidades com piores índices de isolamento social serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio. Ourinhos está no limite que é 50% e abaixo deste número a cidade pode ser excluída.
Compartilhe:

 

O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social de Ourinhos foi de 50% nesta segunda-feira (4). A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social.

Ourinhos atingiu o seu pico de 62%, no dia 10 de abril. Ontem o índice foi um dos mais baixos (Foto: Reprodução)

Apesar de ter ficado acima da média estadual que foi de 47%, o índice de Ourinhos acende o sinal de alerta, pois está no limite proposto pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que disse que cidades com piores índices de isolamento social serão automaticamente excluídas da reabertura gradual da economia, programada para ocorrer a partir do dia 11 de maio.

De acordo com o governo de São Paulo, a quarentena só deve ser flexibilizada a partir de 11 de maio em regiões que atingirem 50% de isolamento social. As autoridades de saúde, no entanto, afirmam que a taxa ideal para conter a propagação do coronavírus seria de 70%. O estado nunca alcançou a marca ideal, sendo que o máximo atingido foi de 59% em alguns domingos.

Com esses dados, é possível apontar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras.

No momento, há acesso a dados referentes a 104 cidades maiores de 70 mil habitantes, que podem ser consultados e estão também disponibilizados em gráficos no site www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/isolamento. O sistema é atualizado diariamente para incluir informações de municípios.

O SIMI-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Governo de São Paulo possa consultar informações agregadas sobre deslocamento no Estado. As informações são aglutinadas e anonimizadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus.