O governo brasileiro está buscando uma negociação direta com representantes do grupo extremista Hamas para retirar 25 brasileiros que manifestaram o desejo de deixar a Faixa de Gaza, em meio ao conflito entre o Hamas e Israel, que já causou milhares de mortes desde o sábado (7). O Ministério das Relações Exteriores já recebeu mais de dois mil pedidos de repatriação.
Três brasileiros estão desaparecidos na região, após participarem de uma festa rave que foi atacada, resultando em pelo menos 260 mortes. Os nomes dos desaparecidos foram passados pela Embaixada de Israel no Brasil: Ranani Glazer, do Rio Grande do Sul, Bruna Valeanu e Karla Stelzer Mendes, do Rio de Janeiro.
Segundo fontes ligadas ao Itamaraty, a negociação direta com a autoridade palestina não é viável, pois o controle efetivo da zona de conflito é exercido pelo Hamas. O plano é retirar os brasileiros pela fronteira com o Egito, que faz divisa com a Faixa de Gaza. No entanto, a evacuação por terra é considerada arriscada em meio ao conflito armado e depende do avanço das conversações com o Hamas.
A primeira leva de brasileiros resgatados de Israel está prevista para chegar ao Brasil na quarta-feira (11). Nesse momento, a prioridade é dada aos turistas que não possuem laços familiares, residência ou endereço em território israelense.
A embaixada brasileira em Tel Aviv já recebeu contatos de 1,7 mil brasileiros interessados em retornar ao Brasil, a maioria deles turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. O governo brasileiro segue empenhado em garantir a segurança e o retorno dos cidadãos brasileiros em meio ao conflito em curso na região.
Os desaparecidos São:
- Bruna Valeanu, de 24 anos;
- Karla Stelzer Mendes, de 41 anos;
- Ranani Glazer, 24 anos.
O gaúcho Ranani Glazer e as cariocas Bruna Valeanu e Karla Stelzer Mendes participavam de uma festa rave no sul de Israel, perto da fronteira com a Faixa de Gaza, que foi atacada no sábado (7). Ao menos 260 corpos foram encontrados no local, informou o jornal "The Times of Israel".

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).
É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.
A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.
O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.



