Nova frente fria já tem data para chegar ao Brasil

Compartilhe:
O Brasil deve enfrentar uma forte onda de calor nos próximos dias, com temperaturas elevadas e baixos índices de umidade do ar. No entanto, segundo meteorologistas do Climatempo, uma última frente fria antes do fim do inverno já tem data prevista para chegar. A frente fria deve avançar pelo país a partir do dia 19 de setembro, poucos dias antes do início da primavera, que começa no dia 22.

De acordo com o Climatempo, essa frente fria irá movimentar a atmosfera e trazer ar mais frio, aliviando o calor em alguns estados. Entretanto, até a chegada desse alívio, grande parte do país deve enfrentar dias de calor extremo, com umidade do ar muito baixa, similar à de regiões desérticas, o que pode agravar as queimadas no Brasil Central.

As previsões indicam que a umidade do ar pode atingir níveis de emergência, abaixo de 12%, em várias cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Centro-Norte e Nordeste de Mato Grosso do Sul, além do Sul de Goiás. Essa onda de calor promete ser ainda mais intensa que as registradas no início do ano, em março, abril e maio, tanto em duração quanto em temperatura, com limiares de calor que podem ser ultrapassados em muitas cidades do interior.

Os meteorologistas destacam que, embora ondas de calor sejam comuns nesta época do ano, principalmente no Brasil Central e Centro-Oeste, elas têm se tornado cada vez mais intensas, precoces e prolongadas nos últimos anos, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.