Nova onda de frio avança pelo Brasil a partir desta semana, alerta Climatempo

Compartilhe:
Após o frio intenso que marcou o início de junho, uma nova onda de ar polar deve atingir o Brasil nos próximos dias, conforme previsão da Climatempo. O fenômeno começa a se manifestar entre quinta (5) e sexta-feira (6), inicialmente no Sul do país, com quedas acentuadas nas temperaturas e risco de geada em diversas regiões.

A primeira frente fria atinge principalmente o Rio Grande do Sul, com mínimas abaixo de 4°C, segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul. A previsão para a sexta-feira (6) é de tempo seco, céu limpo e frio rigoroso em pontos da Campanha Gaúcha e da zona sul do estado.

No fim de semana, a onda de frio se intensifica e avança por outras regiões. A partir do domingo (8), uma segunda massa de ar polar, ainda mais abrangente, deve provocar queda de temperaturas em parte do Sudeste, Centro-Oeste e até do Norte, como o Acre e o sul de Rondônia. Estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também serão fortemente afetados.

Diferente da última massa polar, esta nova onda não deverá ser tão intensa, mas terá duração maior, com possibilidade de se estender até o dia 14 de junho. Segundo os modelos meteorológicos, os dias gelados atingirão Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso e outras áreas sinalizadas em azul-claro nos mapas climáticos.

Apesar das temperaturas muito baixas, a possibilidade de neve é remota, ficando restrita a áreas de maior altitude da serra catarinense, como Urupema, São Joaquim e Urubici, com chances mínimas na segunda-feira (9).

A orientação dos especialistas é para que a população se prepare para mais uma sequência de dias frios e noites geladas, principalmente em regiões onde o inverno chega com mais força neste período do ano.