Onda de calor atinge pico hoje e gera recordes de temperatura em várias regiões do Brasil; tempestades no Sul

Compartilhe:

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a onda de calor que vem assolando o país alcançará seu ápice nesta quinta-feira, 16, com temperaturas extremas em várias cidades, incluindo Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória. As máximas podem variar entre 36°C a 42°C, podendo estabelecer novos recordes de calor para o ano.

Quinze estados e o Distrito Federal permanecem em alerta de "grande perigo" devido às altas temperaturas, com o aviso meteorológico vigente até sexta-feira (17). O fenômeno é resultado da quarta onda de calor deste ano no Brasil, acentuada por um El Niño intenso e pelo impacto do aquecimento global, de acordo com o Inmet.

Enquanto Brasília, Goiânia, São Paulo e Vitória preveem bater recordes históricos de temperatura, Curitiba também experimentará o pico da onda, atingindo 32ºC. Além disso, cidades como Campo Grande e Vitória podem registrar seus picos de calor até sexta-feira, com temperaturas de até 39°C e 37°C, respectivamente.

A meteorologista do Climatempo, Maria Clara Sassaki, afirma que após o pico da onda, as temperaturas tenderão a declinar gradualmente, começando por São Paulo e se estendendo pelo país até o início da próxima semana.

Entretanto, o alívio do calor extremo será acompanhado por tempestades. Previsões indicam o surgimento de fortes instabilidades, especialmente no Sudeste e no Paraná, entre sexta e sábado, devido a uma frente fria. A combinação desta frente fria com o calor intenso favorecerá a formação de nuvens e ocorrência de tempestades.

Enquanto isso, no Sul do Brasil, o bloqueio causado pela massa de ar seco e quente continuará a gerar tempestades. Há expectativa de chuvas intensas, principalmente entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul do Paraná, com possibilidade de acumulados superiores a 100 milímetros diários, ventos fortes acima de 90 km/h e possível queda de granizo.

A onda de calor, mesmo atingindo seu auge, ainda traz consigo a probabilidade de eventos climáticos extremos, evidenciando a complexidade e os desafios associados às mudanças climáticas que afetam o país.

⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.