O Dia o dia Corpus Christi, comemorado pela igreja católica nesta quinta-feira, 20, terá missa e procissão em horários diversos, dependendo de cada Paróquia de Ourinhos.
Confira as programações divulgadas:
A Catedral do Senhor Bom Jesus, no centro, Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Vagão Queimado, Igreja São Pio X e Igreja de Santo Antônio, a missa será às 15h e em seguida acontecem a procissão.
No Santuário Nossa Senhora Guadalupe, a missa começara as 9h da manhã na capela do Sagrado Coração de Jesus na Barrra Funda. Logo depois terá procissão que irá até Santuário de Guadalupe com benção final.
A Igreja do Perpétuo Socorro no Jd. Das Paineiras terá Missa às 9h30 depois procissão.
A Igreja São João Batista na Vila Califórnia terá missa às 8h depois procissão.
A Igreja São Francisco no Itamaraty, missa às 9h com procissão até a Capela São José no Pacheco Chaves.
Já a Igreja de São José no Parque Minas Gerais a missa será às 16h e em seguida a procissão.
Não conseguimos informações da Igreja São Luís Gonzaga na Vila São Luiz.
Corpus Christi
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo), generalizada em Portugal como Corpo de Deus, é uma comemoração litúrgica católica que ocorre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda", em que a participação da Santa Missa é obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).
No Santuário Nossa Senhora Guadalupe, a missa começara as 9h da manha na capela sagrado coração de jesus na Barrra funda. Logo depois terá procissão que irá até Santuário de Guadalupe com benção final.
Muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas "cidades históricas", que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.