Ourinhos conquista título de Município de Interesse Turístico (MIT) aprovado pela Alesp

Compartilhe:
A cidade de Ourinhos acaba de alcançar uma importante conquista para seu desenvolvimento econômico e cultural. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou, nesta quarta-feira, 27, em regime de urgência, o projeto de lei que reconhece oficialmente o município como Município de Interesse Turístico (MIT). Ao todo, 70 cidades paulistas receberam o título, entre elas Ourinhos e Bauru.

O reconhecimento é resultado de um processo iniciado ainda em 2016 e marca um novo momento para o setor de turismo local. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Higor Montoro, destacou a relevância da decisão.

“O MIT é um processo rigoroso, que muitos municípios pleiteiam. Além de possibilitar o repasse de recursos financeiros para investimentos em infraestrutura turística, também é um selo que atesta que o município reúne qualidade para recepcionar turistas. No caso de Ourinhos, somos destaque regional por nossa rede de hotelaria e gastronomia, polos de saúde, educação e comércio, além da preservação do patrimônio histórico e cultural”, afirmou.

A aprovação foi articulada com apoio dos deputados Mauro Bragato e Ricardo Madalena, autores do projeto, e da deputada Dani Alonso, coautora. Também participaram das tratativas a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Patrícia Rossito, o conselheiro Reinaldo “Pica Pau”, a gerente de turismo Tânia Frigéri, e a chefe de assuntos econômicos Renata Botelho, que coordenou a elaboração do Plano Diretor de Turismo de Ourinhos, documento essencial para o reconhecimento.



Segundo Montoro, o título de MIT traz não apenas visibilidade, mas novas oportunidades para a economia local.



“O reconhecimento do MIT significa diversificação econômica, mais investimentos, atração de visitantes e geração de emprego e renda para a população. É o fortalecimento da posição de Ourinhos como polo regional”, completou.

Além do MIT, Ourinhos já havia conquistado recentemente
a renovação do certificado SisMapa, reconhecimento federal concedido pelo Ministério do Turismo. O município foi elevado à categoria de cidade turística, o que reforça o trabalho realizado para estruturar e expandir o setor.



Para Montoro, o turismo de Ourinhos não se limita a atrações naturais ou de lazer.

“O protagonismo regional, com a recepção diária de milhares de visitantes que utilizam nossa rede de serviços, já é uma forma de turismo. Mas estamos avançando também para diversificar entretenimento, explorar o potencial natural e desenvolver novos atrativos”, destacou.

Com o novo título, Ourinhos passa a ter acesso a recursos específicos para obras e melhorias voltadas ao turismo, consolidando-se como um dos principais polos de desenvolvimento do interior paulista.