A exemplo do que acontece com a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros de Ourinhos também deverá ser subordinado a uma unidade militar regional em Bauru (distante 125 quilômetros) de Ourinhos. A alteração consta em decreto publicado pelo governador João Dória (PSDB) e deve mudar, principalmente, o local do atendimento das chamadas.
O governo paulista criou o Comando de Bombeiros do Interior 2 (CBI-2), equivalente ao Comando de Policiamento do Interior (CPI-4), da PM, que comanda os batalhões de Bauru, Marília, Jaú e Ourinhos.
Uma das principais mudanças, para Ourinhos, é a futura integração do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros (Cobom – 193). O serviço é responsável por receber as ocorrências e despachar as viaturas.
Atualmente a área do Grupamento de Bombeiros de Ourinhos atende toda a microrregião. A integração fará com que todas as ocorrências sejam atendidas em Bauru, que vai despachar as viaturas nas cidades da área de abrangência.
De acordo com nota enviada pela assessoria da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo ao Passando a Régua; “O Corpo de Bombeiros esclarece que o 12º Grupamento de Bombeiros (GB) teve sua área de atendimento redimensionada, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 30/07/2020. A adequação foi realizada sem que houvesse prejuízo no atendimento ou à população.
A região contará com uma Força Tarefa reforçada por bombeiros e equipamentos para aperfeiçoar o trabalho durante as ocorrências. Com esta mudança, o Centro de Operações do Corpo de Bombeiros será incluído junto ao Centro de Operações da Polícia Militar, passando a funcionar no mesmo local, integrando as forças de segurança de Bauru e região, visando à otimização do atendimento operacional e também a diminuição do tempo resposta”, destacou.
Ainda de acordo com a assessoria da SSP, a alteração já aconteceu. Porém, o Passando a Régua conversou com membros do Corpo de Bombeiros de Ourinhos, na manhã desta quarta-feira, 12, que destacaram que ainda não foram informados da mudança e o atendimento do 193, por hora, continua sendo feito diretamente na base da corporação em Ourinhos.
A mudança deve se estender para cidades de Marília, Garça, Tupã, Assis, Paraguaçu Paulista e Santa Cruz do Rio Pardo, que pertencem ao 10º Grupamento de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Ourinhos deve perder central 193 dos Bombeiros (Foto: Laperuta)




