Ourinhos é alvo da operação “Fumus Iuris” e tem produtos de tabaco irregulares apreendidos pela Receita Federal

Compartilhe:
Mais de 700 quilos de produtos ligados ao comércio de tabaco, entre cigarros tradicionais e eletrônicos, foram apreendidos nesta quarta-feira (7) durante a operação “Fumus Iuris”, da Receita Federal, realizada com apoio da Polícia Militar. A ação teve como foco estabelecimentos comerciais de cidades do centro-oeste paulista, incluindo Ourinhos, que foi um dos alvos da operação.


Receita Federal apreende mais de 700 kg de produtos de tabaco irregulares em operação no interior de SP — Foto: Receita Federal/Divulgação

A ofensiva ocorreu simultaneamente em Bauru, Marília, Botucatu, Assis e Ourinhos, e teve como objetivo coibir a venda de produtos sem a devida regularização fiscal e sanitária. Ao todo, 20 estabelecimentos da região foram fiscalizados.

Segundo a Receita Federal, os locais investigados atuavam de forma clandestina, distribuindo produtos que representam riscos à saúde pública e prejuízos ao erário. O Ministério da Fazenda reforçou que o comércio ilegal de tabaco alimenta o crime organizado, sonega impostos e sobrecarrega o sistema de saúde, impactando negativamente a economia e a sociedade.


Receita Federal apreende mais de 700 kg de produtos de tabaco irregulares em operação no interior de SP — Foto: Receita Federal/Divulgação

Com o encerramento da fase inicial, será iniciada uma nova etapa de investigações, que pode resultar em suspensão de CNPJs e cassação de alvarás pelas prefeituras.

Desde 2024, mais de 3,6 milhões de cigarros eletrônicos já foram apreendidos no Brasil, em uma tentativa de frear a comercialização desenfreada de produtos proibidos ou irregulares.