Ourinhos registra queda de 99,8% nos casos de dengue em 2026

Compartilhe:
A Prefeitura de Ourinhos informou na tarde desta segunda-feira (2) que o município registrou uma expressiva queda nos casos de dengue no primeiro bimestre de 2026. Segundo a administração municipal, nas oito primeiras semanas do ano foi confirmado apenas um caso da doença, o que representa redução de 99,85% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 692 casos e três mortes.

De acordo com a prefeitura, o resultado é atribuído a um plano de ação especial implantado desde 2025, que incluiu limpeza de terrenos e áreas públicas, campanhas de conscientização, visitas domiciliares realizadas por agentes de saúde e ampliação da vacinação contra a dengue.

Outro avanço destacado pela administração foi o início da vacinação de adultos em fevereiro. Neste primeiro momento, as doses estão disponíveis para profissionais de saúde que atuam diretamente no combate à dengue, com previsão de ampliação para outros grupos futuramente.

A prefeitura também reforçou que adolescentes de 10 a 14 anos já podem receber a vacina nas unidades de saúde do município. O esquema vacinal prevê duas doses com intervalo de 90 dias, sendo necessário aguardar seis meses após a infecção para quem já teve a doença.

Segundo a administração municipal, a população deve continuar colaborando com as ações de prevenção, mantendo quintais limpos e eliminando possíveis criadouros do mosquito transmissor.