Ourinhos se despede neste sábado de Harumi Arashiro Goya, referência na comunidade nipo-brasileira

Compartilhe:
Será sepultada neste sábado, 21, às 16h, no Cemitério Municipal de Ourinhos (SP), a senhora Harumi Arashiro Goya, de 72 anos, uma das figuras mais importantes da comunidade nipo-brasileira. O corpo está sendo trasladado da cidade de São Paulo, onde Harumi faleceu na tarde da última sexta-feira (20), para sua despedida final em Ourinhos.

Antes do sepultamento, haverá uma cerimônia de velório a partir das 14h na Igreja Budista de Ourinhos, reunindo familiares, amigos e membros da comunidade para prestar as últimas homenagens.

Natural de Okinawa, Japão, Harumi emigrou com a família ao Brasil em 1958, aos cinco anos de idade. Ao longo da vida, construiu uma trajetória admirável de dedicação e liderança. Foi a primeira mulher a presidir a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo), de 2015 a 2019, quebrando paradigmas em uma instituição tradicionalmente liderada por homens.

Harumi também ocupou cargos de destaque na Associação Okinawa Kenjin do Brasil e foi nomeada Embaixadora da Boa Vontade pelo governo de Okinawa no ano 2000. Atuou ainda na modernização da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo e presidiu a ABJICA (Associação dos Ex-Bolsistas da JICA), sempre com elegância, inteligência e sensibilidade.

Em setembro de 2024, foi condecorada pelo governo japonês com a Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta, uma das maiores honrarias concedidas a civis. A homenagem reuniu cerca de 300 convidados na sede do Okinawa Kenjin, celebrando seu legado e seu papel fundamental na promoção da cultura japonesa no Brasil.


Homenagem recebida por Harumi na sede da Associação Okinawa Kenjin do Brasil (AOKB) em setembro de 2024, pela condecoração “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta”. À direita, com a diretoria do Bunkyo. Foto: Nippon Já


Harumi era casada com Milton Goya e deixa um exemplo de força, competência e generosidade. A comunidade de Ourinhos e o Brasil nipo-descendente perdem uma de suas maiores representantes.

Confira também: Notas de Falecimento na Região de Ourinhos neste sábado, 21 de junho