Paciente recebe rim destinado a outra pessoa em Natal

Compartilhe:
Um erro grave durante um procedimento de transplante renal no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL-UFRN/Ebserh), em Natal (RN), fez com que um paciente recebesse por engano um rim que seria destinado a outra pessoa. Ambos estavam na fila de espera por transplante. As informações são do g1.

Segundo informações da própria unidade, a confusão teria ocorrido porque os pacientes possuíam nomes semelhantes. O receptor errado foi convocado para a cirurgia e recebeu o órgão, que não era compatível com o seu tipo sanguíneo.

Após a operação, o paciente apresentou reação adversa, foi levado para a UTI e precisou ter o rim retirado. O órgão não pôde mais ser aproveitado para o destinatário correto.

O hospital informou que está oferecendo acompanhamento clínico integral ao paciente afetado e suporte psicológico aos familiares. Também destacou que notificou os órgãos competentes e instaurou um processo interno de investigação, com prazo de até 60 dias para conclusão.

Em nota, o HUOL ressaltou que todas as medidas cabíveis foram tomadas imediatamente após a falha e reafirmou seu compromisso com a transparência e a apuração responsável do caso.

Referência em transplantes de alta complexidade desde 1998, o hospital já realizou 854 procedimentos renais e de córnea, consolidando-se como um dos principais centros do país nessa área.