Pais encontram creche sem atendimento em Ourinhos e prefeito anuncia que ausência de funcionários de limpeza será alvo de sindicância

Compartilhe:
Pais e familiares de alunos do Núcleo de Educação Infantil Curupira, localizado no Jardim Itamaraty, em Ourinhos, foram surpreendidos na manhã desta segunda-feira (25) após crianças não serem atendidas na unidade escolar. A situação gerou preocupação e repercussão entre os responsáveis, que encontraram dificuldades logo no início do período letivo.

A creche está localizada na Rua Maria Paulina Melchior da Silva, nº 168, nas proximidades da UBS do Jardim Itamaraty.

Após a repercussão do caso, o prefeito de Ourinhos, Guilherme Gonçalves, se pronunciou nas redes sociais e afirmou que o problema ocorreu apenas nesta unidade. Segundo ele, a situação estaria relacionada à ausência de funcionários concursados na função de auxiliar de serviços gerais, que teriam se recusado a retornar aos cargos de origem após determinação da administração municipal.

De acordo com o prefeito, diversos servidores estariam há anos desviados de função e foram reconduzidos às atividades originais para reforçar a limpeza e manutenção das escolas municipais.

Em vídeo divulgado nesta segunda-feira, Guilherme Gonçalves afirmou que a prefeitura realizou a convocação dos auxiliares, mas que alguns servidores não compareceram ao trabalho, o que teria provocado o problema no atendimento das crianças.

O prefeito declarou ainda que a administração irá abrir sindicância para apurar o caso e responsabilizar eventuais envolvidos pela dispensa dos alunos.
“Os pais, as mães e os alunos não podem ser prejudicados. A prefeitura fez sua parte, convocando os auxiliares para retornarem às suas funções”, afirmou o chefe do Executivo.

Durante o pronunciamento, Guilherme Gonçalves também destacou que, segundo a administração, as unidades não deveriam dispensar crianças em razão da ausência de funcionários, devendo comunicar imediatamente a situação para que houvesse substituição emergencial.

Já o novo secretário municipal de Educação, Thyago Trindade, informou que a situação estava sendo normalizada e garantiu que tanto o NEI Curupira quanto o anexo da unidade permaneceram funcionando normalmente.

Segundo o secretário, a Secretaria Municipal de Educação já trabalha em um planejamento estratégico para ampliar e reformar o prédio principal do NEI Curupira, com a construção de novas salas para atender cerca de 80 crianças no período da manhã e outras 80 no período da tarde.

Thyago Trindade explicou ainda que o anexo da unidade, localizado na Chácara Kuka Fresca, em área rural, funciona em imóvel particular e não pertence ao município. Conforme o planejamento da prefeitura, após a reforma e ampliação do prédio principal, os alunos matriculados no anexo deverão retornar para a unidade do Jardim Itamaraty.

O secretário reforçou que as duas unidades continuaram com aulas normais e que havia funcionários responsáveis pela limpeza nos locais.
⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.