Patrícia Poeta conta que quase caiu em golpe do WhatsApp e faz alerta

Na TV, especialista ainda deu dicas para evitar cair em truques on-line.
Compartilhe:

 

 

Os golpes pelo celular têm crescido no começo do ano. O Passando a Régua noticiou um caso que aconteceu em Ourinhos esta semana (Reveja clique aqui).

 Para alertar os telespectadores, o programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da TV Globo, trouxe para o palco Marcelo Nágy, perito em informática, e Sabrina, que foi vítima de um golpe ao colocar um carro à venda em um site. Patrícia Poeta aproveitou o momento para falar que quase caiu em um golpe logo no final de 2019. Um golpista fingiu ser uma amiga da jornalista para tentar tirar dinheiro dela.

 

"No início do mês de dezembro, eu quase caí. Tenho vergonha de dizer, mas vou confessar que quase caí. Era mensagem de uma amiga, que mora em outra região do país e que se comunicou comigo do mesmo jeito que ela se comunicava. Para mim, era ela."

 

O golpe só não foi realizado porque Patrícia não conseguiu completar a transação. A jornalista confessou que demorou para perceber que estava trocando mensagem com um criminoso.

 

"Eu segui falando, mandei áudio, liguei para a gerente do banco para ver se conseguia ajudar, fui no caixa eletrônico para ver se conseguia ajudar, não consegui. Até me tocar que era um golpe."

"Houve uma coincidência de que era uma grande amiga, que o marido viaja e eu só queria ajudar. (...) Eu não pensei que era um golpe."

Todos devem tomar cuidado, porque os golpistas estão pegando o contato das pessoas que fazem anúncios em sites de vendas, como OLX e Mercado Livre. Os golpistas entram em contato com essas pessoas, que deixam anúncios, se passando por funcionários dos sites e enviam uma mensagem via WhatsApp, que quando as pessoas respondem, automaticamente autorizam os golpistas a clonar o aplicativo, que é usado posteriormente para aplicar os golpes. Confira o vídeo abaixo, que mostra um homem recebendo a ligação destes golpistas, que tenta clonar o aplicativo.