Pesquisa coloca Caio Lima com 40,4% na liderança na disputa à Prefeitura de Ourinhos

A Justiça Eleitoral revogou a liminar e julgou improcedente a representação movida pela coligação do candidato a prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos), contra o registro e divulgação da pesquisa.
Compartilhe:
Caio Lima (PSD) lidera com 40,4% das intenções de voto, seguido por Guilherme Gonçalves (Podemos) com 32,1%, Mário Ferreira (REDE) com 7,1% e Toninho do PT com 5,6% na corrida eleitoral. Confira a pesquisa na íntegra.

A Juíza Eleitoral, Drª Raquel Grellet Pereira, revogou a liminar e julgou improcedente a representação movida pela coligação "Amor e Respeito Por Ourinhos", do candidato a prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos), contra o registro e divulgação da pesquisa eleitoral. A pesquisa, realizada pela empresa AR7 Pesquisas Inteligentes Ltda, foi contratada pela Rádio Nativa FM Norte Pioneira Ltda e registrada no dia 23 de setembro sob o número SP-04266/2024.

A coligação de Gonçalves havia alegado irregularidades e indícios de fraude na pesquisa, como o uso de dados desatualizados do censo de 2010. No entanto, a empresa AR7 esclareceu que utilizou esses dados apenas para as variáveis que ainda não constam no censo de 2022. Além disso, a juíza observou que a pesquisa foi registrada corretamente, conforme os prazos e exigências legais.

Quanto à suposta falta de comprovação da origem dos recursos utilizados para custear a pesquisa, a magistrada destacou que a empresa AR7 foi contratada pela Rádio Nativa FM Norte Pioneira por R$ 4.000,00 e que a Resolução TSE 23.600/2019 não exige comprovações contábeis para empresas contratantes, mas apenas para aquelas que financiam suas próprias pesquisas.

Dessa forma, a juíza concluiu que não houve falhas no registro da pesquisa e autorizou a divulgação dos resultados. Segundo os dados apresentados pela empresa, na votação estimulada, Caio Lima (PSD) lidera com 40,4% das intenções de voto, seguido por Guilherme Gonçalves (Podemos) com 32,1%, Mário Ferreira (REDE) com 7,1% e Toninho do PT com 5,6%. A pesquisa ouviu 480 pessoas em todas as regiões de Ourinhos, com um nível de confiança de 95% e margem de erro de 4,46 pontos percentuais.

A pesquisa utilizou cotas proporcionais baseadas em variáveis como gênero, faixa etária, grau de instrução e renda familiar. A divulgação completa dos dados da pesquisa não está disponível no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mais detalhes da pesquisa: