Piloto e aluno morrem após queda de avião de pequeno porte em São José do Rio Preto (SP)

Compartilhe:
Duas pessoas morreram na manhã desta terça-feira (1º) após a queda de uma aeronave de pequeno porte na zona rural de São José do Rio Preto (SP). O acidente ocorreu na Estrada Municipal José Domingues Netto, em uma área afastada da cidade. As vítimas são o piloto e o aluno que realizava instrução de voo.

Corpo de Bombeiros atendendo à ocorrência da queda do avião em Rio Preto (SP) nesta terça-feira (1º) — Foto: Corpo de Bombeiros/Arquivo pessoal

As vítimas
As duas pessoas que estavam a bordo do avião não resistiram aos ferimentos e morreram no local. As vítimas foram identificadas como:
  • Abner Oliveira, de 39 anos, piloto. Ele era casado e deixa esposa e três filhas, de 2, 6 e 9 anos.
  • Felipe Coiado, de 24 anos, natural de Potirendaba (SP). Era aluno de aviação e havia realizado seu primeiro voo solo em setembro de 2024.
 Sobre a aeronave
O avião acidentado é um CAP-4 Paulistinha, de matrícula PP-RDJ, fabricado em 1943. A aeronave pertence ao Aeroclube de São José do Rio Preto e estava regular para voos de instrução privada, segundo informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), vinculado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) da aeronave vencia exatamente no dia do acidente.

A aeronave havia decolado no fim da manhã do Aeroporto Estadual Professor Eribelto Manoel Reino, também em São José do Rio Preto. O destino do voo não foi informado pelas autoridades.

Atendimento e investigações
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 11h50 e enviou seis viaturas ao local. Segundo os socorristas, não houve incêndio nem vazamento de combustível após a queda. As equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constataram que as vítimas sofreram politraumatismo craniano.

Equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) e da Polícia Técnico-Científica também compareceram ao local para dar início às apurações.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que investigadores do SERIPA IV, órgão regional do CENIPA, com sede em São Paulo, foram designados para realizar a Ação Inicial, que consiste na coleta de dados, verificação de danos e preservação de evidências para determinar as causas do acidente.

As causas do acidente ainda são desconhecidas e serão investigadas pelas autoridades aeronáuticas.