Polícia Ambiental aplica mais de R$ 168 mil em multas por irregularidades com aves silvestres na região de Ourinhos

Compartilhe:
Entre os dias 7, 9 e 11 de julho de 2025, a Polícia Militar Ambiental intensificou as fiscalizações em propriedades da região de Ourinhos (SP), com foco em criadouros de passeriformes (aves canoras). As ações resultaram na aplicação de R$ 168.500,00 em multas por diversas irregularidades relacionadas ao manejo ilegal de aves silvestres.

As diligências foram conduzidas por uma equipe da PM Ambiental composta pelo Cb PM Fábio Alves, Cb PM Reginato e Sd PM Magdalena, sob o comando do 1° Tenente PM Monteiro. Os policiais visitaram propriedades denunciadas ou previamente registradas como criadouros e constataram inúmeras infrações ambientais.


Entre as principais irregularidades estão:
  • Manutenção de aves silvestres nativas em cativeiro sem autorização legal
  • Falta de atualização dos dados nos sistemas informatizados de controle de fauna
  • Fornecimento de informações falsas no sistema oficial
  • Utilização de animais silvestres sem licença ou autorização válida
  • Maus-tratos contra animais silvestres
  • Criação e manutenção de espécies exóticas ou híbridas sem permissão
Todos os responsáveis foram identificados e responderão também criminalmente pelos delitos cometidos.
As aves resgatadas durante as operações foram levadas para a APASS (Associação Protetora dos Animais Silvestres de Assis), onde receberão os devidos cuidados veterinários e de reabilitação, com o objetivo de serem, posteriormente, reintroduzidas à natureza.


A Polícia Militar Ambiental reforça seu compromisso com a proteção da fauna brasileira e alerta que ações como essas seguirão sendo realizadas com frequência para combater práticas ilegais que comprometem o equilíbrio ambiental e colocam em risco espécies nativas. Denúncias podem ser feitas anonimamente pela população.