Polícia Civil de Limeira devolve 92 pés de maconha apreendidos em residência

Compartilhe:
A Polícia Civil de Limeira (SP) devolveu 92 pés de maconha que haviam sido apreendidos pela Guarda Municipal na madrugada deste domingo (22) em uma casa localizada no bairro Jardim Nova Suíça. A devolução foi confirmada nesta tarde pela Secretaria da Segurança Pública (SSP).

De acordo com a SSP, peritos da Polícia Científica e policiais civis estiveram inicialmente no local para atender à ocorrência. Contudo, na delegacia, a proprietária do imóvel apresentou documentação autorizando o cultivo das plantas.

“A proprietária do imóvel apresentou-se na delegacia acompanhada do advogado, levando a autorização da Anvisa para o cultivo da planta. A mulher foi ouvida e liberada. Os itens foram devolvidos”, informou a SSP.

Apreensão e contexto
A Guarda Municipal foi acionada após vizinhos notarem o portão da casa aberto durante a madrugada, o que gerou preocupação devido à presença de uma menina de 7 anos com deficiência que vive no local com a proprietária, de 57 anos.

Ao chegarem, os agentes entraram pela porta aberta para verificar possíveis situações de emergência ou indícios de roubo. Durante a inspeção, encontraram uma edícula nos fundos da residência equipada com sistemas de ar-condicionado, irrigação e iluminação, onde estavam os 92 pés de maconha.

As plantas foram inicialmente encaminhadas ao Plantão Policial da Delegacia Seccional de Limeira, mas posteriormente restituídas à dona do imóvel após a comprovação da permissão legal para o cultivo.

Documentação da Anvisa
O cultivo de maconha para fins medicinais ou de pesquisa no Brasil é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A autorização apresentada pela proprietária do imóvel indica conformidade com as normas vigentes, o que resultou na devolução das plantas e no arquivamento da ocorrência como situação regular.