Polícia Civil prende dono da Camisaria Colombo em operação contra fraude bancária milionária

Compartilhe:
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira (21) uma operação contra um esquema de fraude milionária no sistema bancário e ocultação de patrimônio que envolve os donos da Camisaria Colombo e outras pessoas. Até a última atualização, duas pessoas foram presas.

Foram detidos Álvaro Jabur Maluf Júnior, um dos proprietários da rede varejista de moda masculina, e Bruno Gomes de Souza, representante legal da BS Capital. A Justiça havia decretado quatro mandados de prisão temporária. Além dos dois presos, são procurados Paulo Jabur Maluf, irmão de Álvaro e também sócio da Colombo, e Mauricio Miwa, funcionário de uma empresa de gestão de valores.

A investigação apura os crimes de furto mediante fraude e fraude contra credores. Segundo a polícia, o grupo criminoso, formado por pelo menos sete pessoas, explorou uma falha em um sistema de pagamentos digitais para criar créditos falsos e movimentar valores em diversas contas bancárias.

As apurações começaram em dezembro do ano passado, a partir de uma denúncia da PagSeguro, que apontou desvios milionários por meio de fraude tecnológica. De acordo com o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), o esquema tinha como objetivo dissimular bens e valores em meio ao processo de recuperação judicial da Camisaria Colombo, prejudicando credores do sistema financeiro.


Camisaria Colombo — Foto: Reprodução/Shopping Gurarapes

Ainda segundo a polícia, cerca de R$ 21 milhões foram transferidos para uma conta da BS Capital, sendo R$ 9 milhões apenas entre 1º e 21 de outubro de 2024.

Além dos mandados de prisão, a Justiça autorizou o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Birigui, Avaré e Brasília. Mais de 20 policiais da Divisão de Crimes Cibernéticos participaram da operação.

Em nota, o advogado Victor Waguil Nasralla, que defende Álvaro Maluf, informou que tomou ciência da investigação apenas nesta quinta-feira e que ainda não teve acesso integral aos autos, mas que já adota medidas para garantir o direito de defesa.

A Camisaria Colombo, fundada em 1917 em São Paulo, é uma das maiores redes varejistas de moda masculina do país, com presença em shoppings e centros comerciais.