Polícia prende mais dois homens envolvidos em furto qualificado a residência de idoso em Ipaussu

Compartilhe:
A Polícia Militar e a Polícia Civil de Ipaussu (SP) prenderam três homens envolvidos em um furto qualificado a uma residência localizada no cruzamento da Rua Luiz de Coelho com a Avenida Rui Barbosa. O crime ocorreu no domingo, 15, quando três indivíduos invadiram a casa de um idoso de 72 anos e subtraíram diversos objetos, entre eles relógios. As prisões ocorreram entre o domingo e a segunda-feira, dia 16, graças a diligências ininterruptas das forças de segurança.

Prisão em flagrante no domingo
No próprio dia do crime, o primeiro suspeito foi detido. Trata-se de Ubiratan D. D. T. R., de 59 anos. Segundo a PM, ele foi flagrado conduzindo um VW Virtus cinza, com placas de Praia Grande (SP), contendo os objetos furtados. Ao ser abordado, Ubiratan desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade, colidindo em seguida com outro veículo estacionado.

Durante a apresentação da ocorrência, o suspeito ainda ameaçou um policial militar, alegando ser integrante da facção criminosa PCC e prometendo represálias. Ele foi autuado pelos crimes de furto qualificado, receptação e ameaça, com base nos artigos 155, § 4º, incisos II e IV; 180; e 147 do Código Penal. O veículo usado por ele tinha placas clonadas e era produto de roubo na cidade de Guarulhos.

Novas prisões após denúncia anônima
As investigações continuaram. Já nesta segunda-feira (16), a PM recebeu denúncia anônima indicando a participação de Douglas W. dos S., de 37 anos. Ele foi localizado na Rua Joaquim da Luz. Ao avistar a viatura, tentou fugir e foi capturado no quintal da casa de uma mulher. Dentro de um veículo VW Gol, com placas CBJ-3F08, foi localizada uma mala com roupas de Douglas, o que reforça a suspeita de tentativa de fuga.

Ao ser interrogado, Douglas confessou envolvimento no furto e confirmou ter dirigido o VW Virtus com placas adulteradas, já apreendido no domingo. Ele também apontou como comparsa Marcos G. de O. C., de 23 anos, responsável por também conduzir o veículo com placas clonadas. A polícia localizou e prendeu Marcos, que admitiu o uso do carro adulterado, mas negou participação no furto.

Imagens de câmeras de segurança mostram Douglas observando a residência da vítima dois dias antes do crime, o que reforça sua participação na execução do furto.

Prisões ratificadas e encaminhamento à CPJ
Ambos foram presos em flagrante, com base no artigo 302, inciso III, do Código de Processo Penal, diante da perseguição contínua e flagrante posterior. Eles responderão por furto qualificado (art. 155, §4º, incisos II e IV) e direção de veículo com sinal identificador adulterado (art. 311, §2º, inciso III).

As famílias dos suspeitos foram notificadas. Os três acusados – Ubiratan, Douglas e Marcos Gabriel – foram encaminhados à Central de Polícia Judiciária (CPJ) de Ourinhos, onde aguardam audiência de custódia.

Exames de corpo de delito foram requisitados para os detidos, e os objetos subtraídos já foram devolvidos à vítima. A residência foi periciada, e a Polícia segue com as investigações para apurar se há mais envolvidos no caso.