Portaria de órgão do GSI designa major 'Fulano de Tal' e tenente 'Cicrano de Tal' como assistentes na Segurança Presidencial

Compartilhe:
Uma portaria publicada na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial da União (DOU) chamou a atenção por trazer nomes fictícios na designação de servidores para cargos no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.

O documento, assinado pelo diretor do Departamento de Gestão da Secretaria-Executiva do GSI, Vinícius Damasceno do Nascimento, nomeia militares para exercerem a função de assistente na Secretaria de Segurança Presidencial. No entanto, entre os designados aparecem os nomes "Fulano de Tal" e "Cicrano de Tal", expressões tradicionalmente utilizadas para representar pessoas indeterminadas ou hipotéticas.

A portaria também cita corretamente o nome do 1º sargento da Marinha Márcio Adriano de Jesus Leite, mas apresenta como designados o "Major do Exército Fulano de Tal" e o "1º Tenente da Polícia Militar do Distrito Federal Cicrano de Tal".

Após a repercussão do caso, o Gabinete de Segurança Institucional informou que identificou o erro e que a publicação será corrigida na próxima edição do Diário Oficial da União, prevista para esta terça-feira (23).

Além da utilização dos nomes fictícios, especialistas destacaram que a forma mais tradicional registrada nos dicionários é "Sicrano", e não "Cicrano". A expressão integra a conhecida sequência "Fulano, Sicrano e Beltrano", utilizada para se referir genericamente a pessoas não identificadas.

Até o momento, o GSI não esclareceu como os nomes fictícios permaneceram no texto final publicado oficialmente pelo governo federal. A expectativa é que a retificação apresente os nomes corretos dos militares designados para as funções.

 Portaria no 'DOU' com as designações do major 'Fulano de Tal' e do tenente 'Cicrano de Tal', em destaque — Foto: Reprodução/'Diário Oficial da União'
⚠️ AVISO SOBRE DIREITOS AUTORAIS

Todo o conteúdo publicado no site, incluindo textos, fotografias, vídeos, artes, logotipos e demais materiais jornalísticos, é protegido pela Lei de Direitos Autorais (Lei Federal nº 9.610/98).

É expressamente proibida a reprodução, cópia, distribuição, retransmissão ou utilização total ou parcial de qualquer conteúdo deste portal sem autorização prévia e formal do site Passando a Régua.

A utilização indevida de material protegido poderá resultar em responsabilização civil e criminal, conforme previsto na legislação brasileira.

O compartilhamento de links das matérias é permitido, desde que preservada a autoria e a integridade do conteúdo.