Prefeita é assassinada dentro da sede do governo em cidade do sul do México

Compartilhe:
A prefeita da cidade mexicana de San Mateo Piñas, Lilia García Soto, foi assassinada a tiros na manhã deste domingo, 15, dentro de seu gabinete, na sede do governo municipal. O município, que possui cerca de 2 mil habitantes, está localizado no estado de Oaxaca, no sul do México.

De acordo com autoridades locais, um grupo de homens armados invadiu o local por volta das 11h (14h no horário de Brasília) e executou a prefeita. O servidor público Elí García, que também estava no gabinete no momento do ataque, também foi morto. Dois policiais que atuavam na segurança ficaram feridos.

O governador de Oaxaca, Salomón Jara, condenou o crime nas redes sociais:
“Condenamos energicamente o assassinato da prefeita de San Mateo Piñas. Não pode haver impunidade diante deste acontecimento.”

O Ministério Público de Oaxaca abriu uma investigação, enquanto a Secretaria da Defesa Nacional montou uma operação para capturar os criminosos. A motivação do atentado ainda não foi divulgada oficialmente.

Lilia García Soto foi eleita prefeita em dezembro de 2022. Este é o segundo assassinato de um líder político no estado de Oaxaca em menos de um mês. Em 15 de maio, o prefeito de Santiago Amoltepec, Mario Hernández, foi morto em uma emboscada.

A escalada da violência contra figuras políticas no México preocupa as autoridades. Ainda no mês passado, dois assessores da prefeita da Cidade do México, Clara Brugada, também foram assassinados a tiros em um ataque no centro da capital. As vítimas, Ximena Guzmán e José Muñoz, foram mortos por criminosos armados em uma motocicleta.

Nos últimos anos, dezenas de servidores públicos mexicanos vêm sendo alvo de ações do crime organizado, refletindo o clima de insegurança que atinge diversas regiões do país.