Dois dias antes de assumir a coordenação geral do Centro de Contingência do Coronavírus (CCC) do Estado de São Paulo, o célebre médico nefrologista José Osmar Medina de Abreu Pestana, o Dr. Medina, se reuniu em Chavantes no sábado, 01, com o prefeito Márcio Burguinha de Jesus do Rêgo (PSDB) e sua equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Com a notícia dos 6 casos positivos de Covid-19 no Asilo São Vicente de Paulo no município, Dr. Medina já havia feito a doação de 52 exames RT-PCR através do HRim para beneficiar todos os internos e funcionários da instituição de longa permanência para idosos de Chavantes.
“Ficamos muito gratos com esse gesto benemérito do Dr. Medina, amigo de Chavantes e da nossa região e vamos, a partir de agora, fazer uma parceria com ele para que nos ajude no combate ao coronavírus em nossa cidade”, agradeceu o prefeito Márcio Burguinha. De acordo com o prefeito, a ideia da parceria é para que haja maior oferta dos exames diagnósticos afim de agilizar os resultados. “Com isso conseguiremos interromper a cadeia de transmissão precocemente”, disse Burguinha.
Na reunião, Dr. Medina expôs seu conhecimento sobre a doença no Brasil e no mundo e relatou os trabalhos que estão sendo realizados no Centro de Contingência do Coronavírus no Estado (CCC). Dr. Medina integra o CCC desde o mês de maio a convite do governador João Dória Jr. A instância foi criada em fevereiro deste ano para monitorar e coordenar ações contra a propagação do coronavírus no Estado, após a confirmação do primeiro caso no Brasil.
CURRÍCULO – O mais novo reforço de Chavantes na luta contra a Covid-19, Dr. Medina, que acaba de assumir a coordenação do Centro de Contingência do Coronavírus do Estado, é médico graduado pela Escola Paulista de Medicina/Unifesp (1979), com Residência em Nefrologia no Hospital São Paulo (1983), e Doutorado em Medicina em 1986 na disciplina de Nefrologia em Transplante Renal, concluiu dois cursos de Pós-doutorado, um na área clínica de Transplante Renal na Cleveland Clinic, nos Estados Unidos (1987-1988), e outro em Transplante Experimental na Universidade de Oxford, Inglaterra (1989).
Em 1990, assumiu a liderança do programa de Transplante de Órgãos da UNIFESP, e, desde então, participa de todo o processo de consolidação legal e logística dos programas de transplantes de órgãos no Brasil.
Foto: Reprodução
Presidiu por duas vezes a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e a Sociedade Latino Americana de Transplantes. Preside o Comitê de Ética em Pesquisa da UNIFESP desde 1996, sendo membro da Comissão de Ética da Sociedade Internacional de Transplantes. Exerce liderança em pesquisa clínica e experimental em transplantes, já tendo publicado 251 trabalhos em periódicos nacionais e internacionais, além de ter ministrado palestras nas principais Universidades brasileiras e internacionais.
É Professor Titular da disciplina de Nefrologia da Escola Paulista de Medicina UNIFESP, Diretor Superintendente do Hospital do Rim (HRim) e Membro do Conselho Superior Estratégico da FIESP. Ocupa a cadeira de número 50 da Academia Nacional de Medicina.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


.jpeg)



