Uma reunião entre a administração Municipal e representantes dos diversos setores de atendimento ao público, marcada para esta quarta-feira, 26, vai definir se Ourinhos vai manter a flexibilização da quarentena da maneira que está, com o funcionamento normal do comércio, shoppings, bares, restaurantes, afins, academias, salões de beleza e até templos religiosos (clique aqui reveja o decreto), ou haverá uma restrição maior no atendimento ao público, devido ao rebaixamento da DRS Marília, a qual Ourinhos pertence, da fase amarela (3), para a fase 2 (laranja).
Nesta terça-feira, 25, aconteceu uma reunião prévia na Prefeitura com a presença de membros do comércio de rua e dos Shoppings. De acordo com informações, a reunião desta quarta-feira, 26, que deve acontecer às 11h no gabinete do prefeito Lucas Pocay (PSD), deverá focar mais no funcionamento das academias, restaurantes e igrejas, setores que receberam recentemente maior abertura para o atendimento ao público e poderão ter uma restrição maior. Mas, até amanhã (26) tudo fica como está e, se for definida uma alteração, ela deverá ser publicada em novo decreto, que pode sair na noite de qurta-feira (26) mesmo para valer na quinta-feira, 27, ou até na sexta-feira, 28, para depois começar a valer. Com isso, tudo indica, que as mudanças que poderão acontecer, só devem entrar em vigor na próxima semana. Vamos aguardar.
Lembrando que, com o rebaixamento de fase, os estabelecimentos comerciais e de serviços, que passaram a funcionar por oito horas e com 40% da capacidade na fase amarela, na classificação laranja devem reduzir a capacidade para 20% e funcionamento para quatro horas seguidas todos os dias da semana ou por seis horas seguidas em quatro dias, mas sem atividades nos outros três dias.
Os shoppings, galerias e estabelecimentos do tipo seguem a mesma lógica e na fase laranja também não podem funcionar as praças de alimentação – o que era permitido em caso de áreas externas ou arejadas.
Bares, restaurantes e similares – que são autorizados com certas restrições na fase amarela – precisam interromper as atividades presenciais na fase laranja. O mesmo ocorre com salões de beleza e barbearias, academias, além de eventos e convenções.





