Prefeito Lucas Pocay afirma que Ourinhos tem autorização para captação de água do rio Paranapanema

Compartilhe:

 

Em nota divulgada no final da tarde desta terça-feira, 23, o prefeito de Ourinhos, Lucas Pocay (PSD) afirma que o município obteve autorização para captação de água do rio Paranapanema, que fica na divisa dos estados de São Paulo e Paraná. A alternativa foi considerada uma medida inovadora e histórica pelo prefeito.

Ainda de acordo com a nota, a outorga concedida pela ANA (Agência Nacional de Águas) à SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos) seria algo que foi considerado muito difícil de se obter no Plano Diretor de 2010.

Apesar de afirmar que a SAE obteve a outorga junto ao órgão Federal, o prefeito não divulgou qualquer certificação ou documento emitido pela ANA. O Passando a Régua fez uma rápida pesquisa no site ofical da ANA, mas não conseguiu encontrar nenhuma citação referente a tal autorização.
 

Confira a nota na íntegra:

“A obtenção desta outorga, que nos foi concedida pela Agência Nacional de Águas, é extremamente importante e foi considerada no Plano Diretor de 2010 como de ‘difícil obtenção’; mas felizmente nós conseguimos”, comemorou o Superintendente Inácio.

Fruto do incessante trabalho da gestão dinâmica e inovadora de Lucas Pocay em prol de solucionar o antigo problema de abastecimento de água, o Prefeito anunciou que recebeu, nos últimos dias, a importante informação de que a ANA (Agência Nacional de Águas), autorizou a captação de água bruta do Rio Paranapanema.

No que diz respeito a disponibilidade hídrica superficial no município de Ourinhos, o Rio Pardo é o principal manancial explorado pelo Sistema de Abastecimento de Água e, tendo em vista o aumento populacional e o crescimento exponencial da demanda imobiliária, com o surgimento de novos empreendimentos que tem alavancado o desenvolvimento da cidade, a SAE (Superintendência de Água e Esgoto), junto a seu superintendente Inácio J.B. Filho, tem buscado novas alternativas para suprir a falta d’água, seguindo orientações e pareceres de especialistas, por meio de estudos técnicos, econômicos e ambientalmente sustentáveis.

Para Lucas Pocay resolver o problema de abastecimento de água tem sido uma de suas prioridades e, para isso, não tem medido esforços buscando recursos e orientações, para acabar com o problema. “Estamos fazendo história com a possibilidade de captação da água pelo Rio Paranapanema. O que muitos não acreditavam, estamos provando o contrário. A obtenção desta outorga que nos foi concedida pela Agência Nacional de Águas é uma grande conquista e agora vamos mobilizar nossa equipe para colocar tudo em prática o mais breve possível”, ressaltou o Prefeito.