A gestão municipal de Ourinhos, através da secretaria de Saúde em parceria com a secretaria de Inclusão, anunciou nesta sexta-feira, 10, uma significativa ampliação e modernização dos serviços destinados as pessoas com deficiência. De acordo com a nota enviada à imprensa, “a iniciativa representa um avanço substancial no compromisso com a inclusão e bem-estar dessa parcela da população, hoje atendida pela Associação de Assistência ao Deficiente Físico (AADF)”.
De acordo com o secretário de Saúde, Donay Neto, o atual contrato com a AADF, que se encerra no final de 2023, não deverá ser renovado e será feito um novo chamamento público para contratação de uma nova OSC (Organização Social Civil), que vai administrar o novo serviço prestados às pessoas com deficiência em Ourinhos. A AADF já foi comunicada da decisão.
Ainda segundo a Prefeitura de Ourinhos, a partir de 2024, uma série de aprimoramentos será implementada para elevar a qualidade dos serviços já prestados. Inserida no contexto do programa "Avança Saúde”, essa atualização incluirá a aquisição de novos recursos humanos, insumos, veículos e equipamentos, além de um planejamento estratégico detalhado que abrange desde Reabilitação até Residências Terapêuticas.
Um dos destaques dessa transformação é a criação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS IJ), que irá se juntar às estruturas do CAPS II e AD, proporcionando um cuidado integral e especializado. A modernização das instalações e a locação de imóveis estão alinhadas para oferecer um ambiente terapêutico atualizado e acolhedor.
O Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) receberá um impulso significativo, expandindo sua capacidade de atender pacientes acamados diretamente em suas residências. Isso inclui tratamento médico, enfermagem, fisioterapia e até odontologia, com a introdução de um aparelho odontológico móvel inovador.
Além disso, os serviços de Reabilitação passarão a contar com uma equipe especializada, adotando técnicas mais avançadas e um atendimento multidisciplinar com psicólogos, nutricionistas e educadores físicos, assegurando uma abordagem integral à saúde do paciente.
“A Prefeitura de Ourinhos, liderada pelo prefeito Lucas Pocay, está empenhada em trazer o que há de melhor em reabilitação, atenção psicossocial e atendimento domiciliar, refletindo o compromisso da administração com a melhoria contínua do cuidado e apoio a milhares de pacientes.
Essa expansão é mais do que um projeto; é uma promessa de qualidade de vida, acessibilidade e dignidade para todos, marcando Ourinhos como um exemplo de cuidado e inclusão no cenário nacional”, destacou a nota enviada à imprensa.





