Prefeitura da região confirma casos da variante delta do coronavírus; cepa tem maior poder de transmissão e pode desencadear doenças mais graves

Compartilhe:

A Prefeitura de Ibirarema (30 km de Ourinhos) confirmou neste sábado, 7, que registrou dois casos da variante delta do coronavírus. A mutação delta tem transmissão mais rápida e tem maior probabilidade de infectar vacinados.

De acordo com nota publicada na tarde de hoje (7), as pacientes já se recuperaram da doença.

“Ressaltamos que as pacientes que contraíram esta variante já obtiveram alta médica e estão curadas. A Vigilância Epidemiológica de Ibirarema adotou todos os procedimentos e cuidados para o isolamento das pacientes, bem como de seus familiares. Informou ainda a GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica de Assis) com os dados necessários. Apenas os procedimentos de confirmação da VARIANTE demoraram em virtude da tramitação dos exames.

O DEPARTAMENTO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL reforça a necessidade de seguirem os protocolos sanitários (manterem o distanciamento social, utilizarem máscaras e fazerem uso constante do álcool em gel). NÃO SE ESQUEÇA: VACINE E TOME AS DUAS DOSES, QUANDO FOR O CASO. PREVINA-SE”, estacou a nota.

Riscos da variante

A mutação delta se espalha muito mais rápido, tem maior probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nas pessoas não vacinadas em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas.

Por isso, a variante delta do coronavírus se tornou a nova fonte de preocupação no combate à pandemia de Covid-19, mesmo entre países com ritmo avançado de vacinação.

No Reino Unido, por exemplo, a delta já causa mais de 90% dos novos casos. No Brasil já são mais de 200 infectados e 20 mortes pela variante

Confira a nota da Prefeitura de Ibirarema na íntegra: