Depois do caso de Lençóis Paulista (SP) (169 km de Ourinhos), que foi descartado o efeito adverso da vacina contra a covid-19, onde uma menina de 10 anos sofreu uma parada cardíaca (clique e relembre), uma cidade vizinha, Macatuba (SP), está investigando uma suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral) em uma criança de 8 anos. A informação foi divulgada de forma oficial pela Prefeitura de Macatuba, que já notificou o Governo de SP.
“Uma criança de 8 anos está internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital particular no município de Botucatu com suspeita de AVC (Acidente Vascular Cerebral). Como os primeiros sintomas começaram a surgir 11 dias após ela ser vacinada contra a Covid-19, a nossa equipe de saúde seguiu os protocolos estabelecidos e notificou o Governo do Estado de São Paulo sobre o ocorrido.
Neste momento, segundo o último boletim médico, a criança está com sonolência, dor de cabeça e um lado do corpo paralisado, porém, segue em estável, em observação e conversando com a família.
A Prefeitura de Macatuba aguarda, agora, o resultado das investigações por parte do Governo do Estado de São Paulo. Assim que um parecer for enviado ao município, iremos torná-lo público.
É bom lembrar que todas as vacinas aplicadas em adultos e crianças são aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A imunização é essencial para que possamos vencer a pandemia, tanto que o agravamento dos casos da doença caiu de maneira acentuada nos últimos meses em todo o Brasil”.
O Governo de SP ainda não se manifestou sobre este caso, que está sob investigação.
Dia C
O Governador João Doria participou neste sábado (5) da abertura do “Dia C de Vacinação” das crianças de 5 a 11 anos de idade contra a COVID-19. A ação ocorreu no Centro de Saúde de Pinheiro, na Capital, e a iniciativa faz parte da mobilização que ocorre em todo o estado, em parceria com os 645 municípios, para ampliar a cobertura vacinal no público infantil.
“Já abrimos o Dia C com mais de 1 milhão e 740 mil crianças na faixa de 5 a 11 anos vacinadas aqui no estado de São Paulo, o que representa 43,9% deste público, um número bastante expressivo. A nossa expectativa é superarmos hoje 50% de crianças imunizadas”, disse Doria.
Mais de 5 mil postos estarão abertos das 7h às 19h neste sábado (consulte a programação do seu município) para a aplicação da primeira dose da vacina. A iniciativa é uma oportunidade para os pais e responsáveis, que trabalham ou têm outros compromissos durante a semana, levarem seus filhos aos postos de vacinação para se protegerem contra a COVID-19.
A Secretaria de Estado da Saúde disponibilizou R$ 5,5 milhões em etapas (diárias) para os profissionais de saúde dos municípios com o intuito que todos pudessem abrir suas unidades e ter uma equipe completa para a vacinação da população.
“É fundamental que os pais e responsáveis compareçam com seus filhos aos postos de vacinação e se protejam contra o coronavírus. Será uma grande mobilização envolvendo todos os municípios do Estado para ampliarmos a cobertura vacinal das nossas crianças”, destacou a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula.
SP já aplicou 1,7 milhão de doses de vacina no público entre 5 e 11 anos de idade, o que representa 43,9% deste público-alvo. As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.






