Prefeitura de Ourinhos afirma interdição de clínica, mas não passa informações sobre infectados

Segundo a Prefeitura profissionais que testaram positivo para o covid-19 estavam trabalhando normalmente no local. Número de casos confirmados dentre os profissionais não foram confirmados pela Prefeitura de Ourinhos.
Compartilhe:

Notícia atualizada 

A Prefeitura de Ourinhos afirmou, através de nota, que interditou uma clínica odontológica no centro da cidade após constatar irregularidades e descumprimento das medidas preventivas contra o coronavírus.

De acordo com a nota, a Prefeitura de Ourinhos recebeu uma denúncia de que profissionais que testaram positivo para a covid-19 estavam trabalhando normalmente no local, que já havia sido notificado outras vezes por aglomeração indevida e falta de procedimento preventivo.

 “A equipe da Vigilância Sanitária, por meio da Secretaria de Saúde, esteve na clínica na manhã de quarta-feira (27) e aplicou o teste rápido em todos os funcionários, onde constatou a denúncia.

Mediante ao resultado, a clínica foi interditada temporariamente para realizar a desinfecção do local e feitas as devidas recomendações. Em reunião entre representantes da administração municipal, da prestadora de serviço de desinfeção e da clínica foi definida a data para realizar a higienização, bem como esclarecido dúvidas em relação ao protocolo e prazo para retomada do serviço com segurança”, destacou a nota.

Porém a prefeitura não informou mais detalhes sobre a ocorrência e nem informou o número de casos confirmados dentre os profissionais da tal clínica, que estaria localizada na Rua 9 de Julho.

O que fala a clínica

De acordo com informações publicadas no site Jornal Negocião nesta quinta-feira, 28, a tal clínica localizada na Rua 9 de Julho, a qual a Prefeitura afirma estar interditada, informou que os casos não surgiram dentro da clínica, mas na central de agendamento (call center), que fica anexa à predio, que tem seis funcionárias.

Ainda segundo as informações publicadas, cinco profissionais da clínica já teriam testado positivo para Covid-19. Outros profissionais testaram negativo e outros aguardam o resultado e estão em isolamento em casa.  

Atendendo às exigências da vigilância sanitária o estabelecimento passará por desinfecção em todos seus ambientes até domingo, 31, e todos os colaboradores estão afastados, mesmo os que testaram negativo. Neste período está sendo realizada manutenção elétrica no local.

As cinco paciente que foram colocadas em isolamento no Hopsital de Campanha, em um hotel da cidade, que foi adaptado como unidade de tratamento para casos de coronavírus, no centro de Ourinhos.

Confira abaixo a íntegra da nota emitida pela clínica aos veículos de comunicação:

“Uma agente de telemarketing localizada numa sala separada da clínica, e já afastada do trabalho há 7 dias por apresentar os sintomas, testou positivo para o covid-19 no dia 26. E que esta testagem foi devido a contaminação externa não tendo relação com as atividades da clínica.

Após isto, quatro colegas de trabalho que estavam assintomáticas, e foram afastadas dia 26, realizaram testes que infelizmente também deram positivos.

A empresa declara também que este é um momento que qualquer empresa está sucessível a isto, que infelizmente aconteceu com uma colaboradora do seu telemarketing.

Todas as medidas serão tomadas, inclusive desinfecção do ambiente, e que estas colaboradoras estão sendo monitoradas e passam bem.”

 

 

Sobre áudios 

O Passando a Régua publicou uma matéria na manhã desta quinta-feira, 28, que fala sobre um áudio, que aponta uma rede de supermercados e outra clínica (não a clínica que foi interditada), que desmentiram o conteúdo divulgado (relembre clique aqui).

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ORTHODONTIC

A OrthoDontic Ourinhos esclarece que, ao contrário do que foi divulgado em áudio anônimo, nenhum caso de Covid-19 foi confirmado entre os funcionários da clínica. Qualquer informação não oficial que aponte para um quadro de contaminação na clínica é falsa.

A OrthoDontic Ourinhos informa também que está seguindo todas as recomendações e cuidados exigidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Conselho Federal de Odontologia (COF) para garantir um ambiente seguro para sua equipe e clientes.

Tendo como prioridade cuidar da saúde, bem-estar e segurança de todos, a OrthoDontic reforça que vem tomando todas as medidas necessárias para combater a propagação do vírus, por meio da implantação de um rígido protocolo de cuidados. Além de uma detalhada triagem, que inclui aferição da temperatura na entrada da clínica e resposta a um questionário de anamnese, todas as precauções e cuidados com a higienização da clínica foram redobrados e toda a equipe da clínica foi preparada para garantir a segurança dos atendimentos. Há álcool em gel disponível em todos os ambientes e máscaras são fornecidas aos clientes que chegam sem a proteção.

Nosso objetivo é tranquilizar os clientes para o fato de que os atendimentos estão sendo realizados de forma segura e responsável, dentro dos mais elevados padrões de qualidade e segurança.