Prefeitura de Ourinhos amplia oferta de medicamentos psicotrópicos nas UBS do CAIC e Itamaraty

Compartilhe:
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou nesta segunda-feira (4) uma importante ampliação nos serviços farmacêuticos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do CAIC e do Itamaraty. A partir de agora, ambas as unidades passam a contar com farmacêuticos responsáveis pela dispensação direta de medicamentos psicotrópicos, garantindo mais facilidade e agilidade no atendimento à população.

A medida tem como principal objetivo descentralizar o acesso a medicamentos controlados, beneficiando principalmente os pacientes em tratamento contínuo, que dependem do uso regular desses fármacos. O novo serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, exclusivamente para a entrega de psicotrópicos.

Requisitos para retirada
Para a retirada dos medicamentos, é necessário apresentar:
  • Receita médica original impressa (1ª e 2ª via);
  • CPF do paciente.
Vale destacar que a 1ª via da receita será retida na farmácia da unidade, conforme determinações legais.

Atendimento segue normal para demais medicamentos
As UBS continuam oferecendo normalmente os demais medicamentos da assistência farmacêutica básica no horário habitual, das 7h às 17h, sem alterações para os demais atendimentos.
Confira os endereços das unidades que passam a oferecer o serviço:
  • UBS CAIC – Rua Maria Pucinelli Pelegrini, 590 – Jardim Anchieta
  • UBS Itamaraty – Rua Maria Paulina Melchior da Silva, 128 – Jardim Itamaraty
Compromisso com a Atenção Básica
A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Guilherme Gonçalves (Podemos) com o fortalecimento da Atenção Básica e a promoção de um cuidado mais próximo das necessidades da população, principalmente no que se refere ao suporte em saúde mental e no acesso contínuo ao tratamento medicamentoso.

Com a presença de farmacêuticos nas unidades e a ampliação da dispensação de psicotrópicos, a Prefeitura dá mais um passo na direção de um sistema de saúde pública mais eficiente, humanizado e descentralizado.