A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) lançou na manhã da última segunda-feira (20) o projeto “Meu Primeiro Emprego”, uma capacitação de jovens com noções sobre comportamento em entrevistas de emprego e postura no ambiente de trabalho.
Os interessados em participar das qualificações devem se inscrever no PAT, localizado na Rua Cardoso Ribeiro, 290, Centro, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h horas ou pelos telefones (14) 3326-1086 / (14) 3326-1069 / (14) 99840-4495. Para evitar aglomerações e o contágio pelo novo corona vírus as capacitações são realizadas em turmas reduzidas de 10 jovens por semana.
A iniciativa é razoável, porém o que chama a atenção é o fato de que o curso é presencial em meio a pandemia da Covid-19.
O governo de São Paulo autorizou a antecipação da volta das aulas presenciais práticas para cursos do ensino Superior e Técnico. As instituições poderão retomar as atividades com 35% de ocupação desde que a região esteja há pelo menos 14 dias na fase amarela do plano estadual de flexibilização da quarentena. Ourinhos está na fase laranja do plano e não existe a perspectiva para chegar tão cedo à fase amarela.
Com relação à cursos livres, que é o setor de educação complementar, que inclui aulas de idiomas, de dança, de informática, de reforço escolar e de artes, poderá funcionar com, no máximo, 40% do número de alunos matriculados, mas a cidade precisa estar na fase amarela do Plano São Paulo, o que não acontece com Ourinhos.
Porém, com a realização deste curso presencial do PAT, a Prefeitura portanto abre o precedente para empresários do ramo de cursos educacionais, também retomarem às atividades.





