Prefeitura de Ourinhos retira ciclovia e volta à pintura tradicional no Calçadão da Rua Paraná

Compartilhe:
A Prefeitura de Ourinhos iniciou nesta quinta-feira, 27, a nova pintura do Calçadão da Rua Paraná, no Centro, marcando uma mudança significativa no espaço público: a retirada da ciclovia implantada em dezembro de 2023 e o retorno ao padrão tradicional de pintura, conhecido como pintura portuguesa.


Pintura já foi iniciada

Segundo o prefeito, a alteração atende a um pedido antigo dos comerciantes, que desde a criação da ciclovia demonstravam insatisfação com o layout adotado na reforma realizada há dois anos, ainda durante a gestão de Lucas Pocay. À época, a própria ACE (Associação Comercial e Empresarial) já havia se posicionado contra a mudança.


Em 2023 ACE não gostou da mudança 

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras, Santiago de Lucas Ângelo, a revitalização vai resgatar o visual histórico do calçadão, trazendo de volta o desenho tradicional, considerado mais adequado ao fluxo de pedestres e à identidade do comércio local. Os trabalhos começaram no segundo calçadão e seguem durante o fim de semana, sempre com o comércio fechado para evitar impactos aos lojistas.

Além da nova pintura, o secretário deve anunciar nos próximos dias a instalação de tendas de cobertura, que vão oferecer proteção contra sol e chuva, especialmente durante o período de funcionamento
estendido do comércio no mês de dezembro.

Horário especial do comércio em dezembro — Ourinhos

Dias 1, 2, 3, 4, 5, 29 e 30
9h às 18h (segunda a sexta)

Dias 8, 9, 10, 11, 12, 15, 16, 17, 18, 19, 22 e 23
9h às 22h (segunda a sexta)

13 de dezembro — Feriado Municipal (Aniversário de Ourinhos)
9h às 17h (sábado)

21 de dezembro — Domingo aberto
9h às 17h

Dias 24 e 31 (véspera de Natal e Ano-Novo)
9h às 14h

Dias 6, 20 e 27
9h às 17h (sábados)

Dia 26
13h às 18h (sexta-feira)

Dias 7, 14 e 28 (domingos)
Comércio fechado
 
25 de dezembro — Natal
Comércio fechado

A revitalização marca um retorno ao estilo tradicional do calçadão, reforçando a identidade visual histórica do Centro e atendendo às demandas dos comerciantes às vésperas do período mais movimentado do ano.