Diante de queixas de moradores que tiveram o fornecimento de água interrompido por falta de pagamento, a Prefeitura de Ourinhos publicou na tarde desta quinta-feira, 26, uma nota oficial para esclarecer que não tem qualquer ingerência sobre cobranças, cortes ou religação do serviço. Desde 1º de novembro de 2024, quando a antiga SAE foi concedida à iniciativa privada, toda a operação de água e esgoto é gerida pela concessionária Ourinhos Saneamento.
“A decisão de suspender o fornecimento em caso de inadimplência é medida exclusiva da concessionária, que adota critérios técnicos e segue prazos regulamentares, incluindo tentativas de negociação”, diz o comunicado, ao salientar que informações que atribuem a decisão ao Poder Executivo são falsas.
Como funciona o fluxo de cobrança
A Ourinhos Saneamento iniciou os cortes em 7 de abril deste ano, mas afirma que só age após esgotar todas as possibilidades de aviso e parcelamento. O procedimento é o seguinte:
1-Leitura e emissão da fatura – conta vence entre 7 e 10 dias depois da leitura.
2-Comunicado de débito (20 dias após o vencimento) – concede novo prazo de 10 dias.
3-Reaviso na fatura do mês seguinte – o alerta volta a aparecer.
4-Aviso final de corte – dá 24 horas para quitação antes da suspensão.
5-Religação – feita em até 24 horas após a baixa do pagamento no sistema.
Não há cortes às vésperas de feriados, feriados, sextas, sábados e domingos, reforça a empresa.
Opções de parcelamento
Para quem está em atraso, a concessionária oferece negociação presencial na loja da Avenida Altino Arantes, 890 (segunda a quinta, 8h30–16h30; sexta, 8h30–16h). Segundo a nota, o objetivo é garantir equilíbrio financeiro e manter a qualidade do abastecimento.
Orientação ao consumidor
A Prefeitura recomenda que dúvidas sobre débitos, cortes ou acordos sejam tratadas diretamente com a Ourinhos Saneamento, por canais oficiais, evitando deslocamentos desnecessários ao Paço Municipal. Já o município, afirma a nota, mantém compromisso com a transparência e o combate à desinformação, mas não pode interferir em decisões operacionais da concessionária.
“A decisão de suspender o fornecimento em caso de inadimplência é medida exclusiva da concessionária, que adota critérios técnicos e segue prazos regulamentares, incluindo tentativas de negociação”, diz o comunicado, ao salientar que informações que atribuem a decisão ao Poder Executivo são falsas.
Como funciona o fluxo de cobrança
A Ourinhos Saneamento iniciou os cortes em 7 de abril deste ano, mas afirma que só age após esgotar todas as possibilidades de aviso e parcelamento. O procedimento é o seguinte:
1-Leitura e emissão da fatura – conta vence entre 7 e 10 dias depois da leitura.
2-Comunicado de débito (20 dias após o vencimento) – concede novo prazo de 10 dias.
3-Reaviso na fatura do mês seguinte – o alerta volta a aparecer.
4-Aviso final de corte – dá 24 horas para quitação antes da suspensão.
5-Religação – feita em até 24 horas após a baixa do pagamento no sistema.
Não há cortes às vésperas de feriados, feriados, sextas, sábados e domingos, reforça a empresa.
Opções de parcelamento
Para quem está em atraso, a concessionária oferece negociação presencial na loja da Avenida Altino Arantes, 890 (segunda a quinta, 8h30–16h30; sexta, 8h30–16h). Segundo a nota, o objetivo é garantir equilíbrio financeiro e manter a qualidade do abastecimento.
Orientação ao consumidor
A Prefeitura recomenda que dúvidas sobre débitos, cortes ou acordos sejam tratadas diretamente com a Ourinhos Saneamento, por canais oficiais, evitando deslocamentos desnecessários ao Paço Municipal. Já o município, afirma a nota, mantém compromisso com a transparência e o combate à desinformação, mas não pode interferir em decisões operacionais da concessionária.