Presidente de sindicato de Ourinhos é preso em operação contra esquema de adulteração de cargas

Compartilhe:
A Polícia Civil de Ourinhos prendeu na manhã desta sexta-feira, 12, o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros de Ourinhos e Região (SINDICAM), Ariovaldo (Júnior) de Almeida Silva, de 34 anos. A captura ocorreu em cumprimento a um mandado de prisão preventiva vinculado ao processo nº 1500220-62.2025.8.26.0578, após investigação que localizou o apartamento onde o suspeito estaria escondido na cidade de Santos.

De acordo com a Polícia, Ariovaldo é investigado como um dos líderes de um esquema criminal voltado ao furto de grãos, adulteração de cargas e associação criminosa que atuaria na região. Segundo a investigação, o grupo cooptava caminhoneiros de várias partes do país para desviar rotas, descarregar parte da carga regular e, em seguida, completar os caminhões com mercadorias adulteradas, com destino ao Porto de Santos. O esquema já havia sido alvo da “Operação Ceres”, deflagrada no início do ano em Ipaussu (SP) e que resultou em prisões em flagrante em Salto Grande (SP).

Figura conhecida nas redes sociais — onde soma mais de 5 mil seguidores e publica vídeos quase diariamente — Ariovaldo também ganhou destaque público por ter sido um dos líderes da greve dos caminhoneiros em 2018. Recentemente seu nome voltou a ser citado em razão da divulgação de uma proposta de nova paralisação.

A Polícia Civil informou que o trabalho investigativo foi “arrojado” e permitiu a identificação do local exato onde o suspeito estava escondido. Após a prisão, ele foi trazido à Seccional de Ourinhos para as providências legais. O Passando a Régua tenta contato com a defesa do sindicalista.