Presidente do PL anuncia oposição a Lula e diz que Bolsonaro será o candidato do partido à presidência em 2026

Compartilhe:

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, anunciou nesta terça-feira, 8, que o partido que abriga o presidente Jair Bolsonaro fará oposição ao governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Em entrevista coletiva, o líder do Centrão também confirmou que convidou Bolsonaro para um cargo de presidente de honra no partido.

Questionado sobre se irá seguir Jair Bolsonaro se ele questionar o resultado nas urnas, Valdemar disse que irá "segui-lo no que for preciso" e também que irá aguardar o relatório das Forças Armadas sobre as eleições, "se tiver algo concreto nas mãos".

Valdemar confirmou também que Bolsonaro será candidato a presidente em 2026.

“Com certeza ele não será candidato a prefeito (do Rio em 2024). Quatro anos passam rápido, ele é jovem. Com certeza. Será nosso candidato a presidente em 2026”.

Sobre a eleição para a presidência da Câmara dos Deputados e do Senado, Valdemar disse que apoiará a reeleição de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente, desde que haja um acordo para que o partido de Lira endosse também um candidato do PL à presidência do Senado. A bancada do PL será a maior da Casa, com 14 senadores.

Questionado sobre se o PL reconhece o resultado das urnas, Valdemar disse que "depende" do relatório que será trazido pelas Forças Armadas.

“Difícil. Nós vamos ter que esperar o relatório do Exército amanhã”, disse, ovacionado pelos deputados bolsonaristas presentes.

“Nós temos diversos questionamentos que nós fizemos para o TSE. Vamos esperar essas respostas. Amanhã eles vão trazer alguma coisa, eu não tenho dúvida disso, senão já tinham apresentado e liquidado o assunto. E depende do que eles apresentarem, vamos brigar para o TSE responder para a gente esses questionamentos que eles possam trazer”.

Saiba: Ministério da Defesa confirma relatório paralelo de fiscalização das eleições 2022

Perguntado sobre se esse questionamento não colocaria em xeque a eleição de 99 deputados e 8 senadores pelo PL, disse que "depende".

“Valeu (a eleição do Legislativo), lógico que valeu. Não estamos questionando, acho que temos que aguardar o ministério da Defesa, e ninguém questionou de deputados também. Vamos aguardar amanhã. Pode ser possível (questionar o resultado do Legislativo), pode ser”.

Nas eleições 2022, o PL fez a maior bancada na Câmara dos Deputados. Entre os nomes estão Carla Zambelli (SP), Bia Kicis (DF) e Nikolas Ferreira (MG). No Senado Federal, a legenda elegeu 13 membros. O PT é a segunda, com 80 deputados eleitos, entre os quais os da federação formada com PCdoB e PV.