A cidade de Ourinhos nunca sofreu tanto com a falta d’água como vem sofrendo nos últimos três anos. Para tentar amenizar a situação, o superintendente da SAE (Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos), Inacio José Barbosa Filho, resolveu lançar um programa, que ele batizou de “Vigilantes da Água”, que visa captar voluntários para monitorar a falta de água na cidade. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município de Ourinhos, nesta terça-feira, 15, sem qualquer divulgação realizada pelo setor de comunicação da autarquia.
De acordo com a publicação, mais que voluntários, que terão um número de WhatsApp (14 99134-0654) para avisar as equipes sobre os problemas no abastecimento, os abnegados serão nomeados na SAE e permanecerão pelo período de um ano, podendo ficar até dois anos e participarão de reuniões para conhecer todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água de Ourinhos.
Saiba: Super vazamento desperdiça grande quantidade de água em Ourinhos
Não é algo novo
Em uma rápida pesquisa no Google, com a frase “Vigilante da Água”, o Passando a Régua constatou que a ideia não é nada original e autêntica e já existe em vários lugares do Brasil, principalmente em regiões de seca extrema como o sertão do Ceará, extremante castigado com o clima seco, muito diferente de Ourinhos, que está cercado por três rios caudalosos.
Confira abaixo o programa copiado abaixo:
Programa VIGILANTES DA ÁGUA
O programa consiste em um conjunto de ações integradas e participativas, voltadas para a gestão de recursos hídricos em várias áreas do Município de Ourinhos/SP. Seu objetivo principal é promover a educação ambiental quanto à qualidade da água para consumo humano. Fazer com que Munícipes conheçam como é realizado o tratamento da Água Potável, capacitar lideranças comunitárias para exercerem o papel de mobilizadores e de Vigilantes da Água em suas comunidades, informando a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) sobre possíveis faltas de Água nos Bairros onde residem e inclusive reparos a serem realizados, como por exemplo os vazamentos, que causam desperdício da Água Potável.
Essa comunicação poderá ser feita através do número de WHATSAPP 14 99134-0654.
Os voluntários serão nomeados pelo Superintendente da SAE, onde permanecerão pelo período de 1 (um) ano podendo prorrogar por mais 1 (um). Eles serão convidados a participarem de Reuniões na Superintendência de Água e Esgoto (SAE) para conhecer a forma de distribuição de Água na cidade por meio de metodologias participativas. Irão repassar às suas comunidades princípios elementares de como a água é tratada até chegar à torneira para uso, sobretudo nos aspectos relacionados à qualidade da água.
A prevenção de doenças de veiculação hídrica é estimulada através do monitoramento da qualidade da água oriunda das fontes locais utilizadas para o consumo humano. Ao mesmo tempo, busca-se com o programa a recuperação e conservação de recursos naturais, com o desenvolvimento da consciência e respeito ao meio ambiente a partir da educação ambiental e envolvimento direto e indireto dos grupos sociais locais que serão gradativamente convidados pela SAE.
Superintendência de Água e Esgoto de Ourinhos, 15 de Setembro de 2020.
INACIO JOSÉ BARBOSA FILHO
Superintendente da SAE
P.S: Sabemos que a seca em Ourinhos não é causada pelo clima e muito menos pela falta de recursos hídricos como acontece no Ceará e sim por falta de gestão e competência frente a nossa administração.



