Saúde confirma morte por febre maculosa em Assis

Compartilhe:
A Secretaria Municipal da Saúde de Assis (SP) confirmou a morte de um homem de 45 anos por febre maculosa, uma doença grave transmitida por carrapatos. O paciente havia visitado recentemente uma área rural na cidade de Maracaí (SP), considerada de risco para a contaminação. A febre maculosa pode demorar até 14 dias para apresentar sintomas após o contato inicial com o carrapato infectado.

De acordo com o Ministério da Saúde, os principais sintomas da febre maculosa incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e musculares, além de inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e solas dos pés. Em casos mais graves, pode ocorrer gangrena nos dedos e orelhas, além de paralisia que começa nas pernas e pode progredir até os pulmões, causando parada respiratória. Manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos também podem surgir, espalhando-se para outras partes do corpo.

A febre maculosa é transmitida principalmente pelo carrapato-estrela, mas pode ocorrer por outros tipos de carrapatos infectados com a bactéria Rickettsia rickettsii em áreas endêmicas. Embora grave, a doença não é contagiosa entre pessoas.

As autoridades de saúde alertam para os riscos ao frequentar áreas rurais e recomendam precauções como o uso de roupas de proteção e a verificação de carrapatos após exposições a ambientes de risco.