Saúde monitora caso suspeito de coronavírus em Bauru

Boletim afirma que uma pessoa apresentou sintomas após retornar do Japão. No início do mês, outro caso suspeito na cidade foi descartado.
Compartilhe:

 

A Secretaria do Estado anunciou na tarde desta segunda-feira (24) que monitora outro caso suspeito de coronavírus em Bauru (SP) (125 km de Ourinhos).

De acordo com boletim atualizado, o paciente voltou recentemente do Japão e apresentou sintomas de gripe.

Segundo a Secretaria, o novo critério de casos suspeitos passou a considerar pessoas com sintomas respiratórios que sejam provenientes do Japão, Coreia do Sul e do Norte, Singapura, Vietnã, Tailândia e Camboja, além da China.

Outros dois casos no estado de São Paulo também seguem em investigação, ainda de acordo com o boletim. As duas pessoas têm histórico de viagens à China, Japão e Coreia do Sul.

Até o momento, o estado de São Paulo contabiliza 26 casos suspeitos descartados para a doença, segundo a secretaria. No Brasil, não há casos confirmados do novo coronavírus.

Este é o segundo caso suspeito no mês de fevereiro na região. No dia 4, uma jovem de 18 anos apresentou os sintomas ao voltar da China. A hipótese foi descartada no dia 8 de fevereiro.

Até sexta-feira (21), o Brasil tinha apenas um caso suspeito da doença em investigação. Outros 51 já haviam sido descartados.

Em nota, a prefeitura da cidade afirma que trata-se de uma mulher de 38 anos com histórico de viagem ao Japão no dia 10 de fevereiro e retorno no dia 20.

No dia 22, ela apresentou quadro de coriza, febre, dor de garganta e relato de falta de ar, ainda segundo a prefeitura. A paciente está mantida em isolamento em casa, onde permanece em estado estável.

Atendida na rede de urgência municipal, foi orientada em relação aos sinais e sintomas, isolamento social, medicada e teve alta para ir para casa.

O caso foi comunicado ao Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE).

Informações G1