Secretário de Saúde garante abastecimento de medicamentos e esclarece situação da rede pública em Ourinhos

Compartilhe:
O secretário municipal de Saúde de Ourinhos, Diego Singolani, divulgou um vídeo nesta segunda-feira para esclarecer a situação do fornecimento de medicamentos na rede pública de saúde do município. Na gravação, feita no almoxarifado da UPA, o secretário garantiu que não há falta de medicamentos essenciais, especialmente para atendimentos de urgência e emergência.

Segundo Singolani, o estoque da UPA está completo e abastecido com todas as medicações necessárias para salvar vidas. Ele explicou que, na atenção básica, eventuais ausências de alguns remédios não configuram falta generalizada, mas sim um cronograma de entrega por parte das distribuidoras.

De acordo com o secretário, as empresas fornecedoras retomaram as atividades no dia 20 de janeiro, os pedidos já foram realizados e pagos pela Prefeitura, e as entregas estão em andamento. Como exemplo, ele citou a chegada recente de 111 mil comprimidos de sertralina (cloridrato de sertralina), medicamento que estava em falta havia algum tempo.

Singolani também destacou que o almoxarifado central não mantém grandes volumes de medicamentos porque a prioridade é garantir que os remédios estejam disponíveis diretamente nas prateleiras das unidades de saúde. Ele ressaltou ainda que a UPA conta com farmácia própria, iniciativa adotada pela gestão do prefeito Guilherme Gonçalves, para assegurar atendimento imediato à população.

Ao final, o secretário reforçou que o abastecimento está sendo normalizado e que eventuais faltas são pontuais, com reposição ocorrendo conforme o cronograma das distribuidoras, buscando tranquilizar a população sobre o funcionamento do sistema de saúde municipal.