Secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, entrega viaturas e fala sobre combate ao crime em Ourinhos

Compartilhe:
A cidade de Ourinhos foi palco, nesta terça-feira, 7, de um evento de grande relevância para a segurança pública da região. O secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, esteve presente no 31º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) para a entrega de 25 novas viaturas, reforçando o policiamento em Ourinhos e em outros sete municípios da região. O investimento total, somado à entrega de Bauru, foi de R$ 6 milhões para a aquisição de 46 veículos para o Comando de Policiamento do Interior (CPI-4), que abrange mais de 40 cidades. Confira o vídeo completo abaixo.

Os veículos atenderão às cidades de Agudos, Arealva, Balbinos, Bocaina, Boracéia, Cafelândia, Dois Córregos, Duartina, Guaiçara, Guarantã, Iacanga, Igaraçu do Tietê, Itapuí, Lucianópolis, Mineiros do Tietê, Pongaí, Presidente Alves, Reginópolis, Sabino, Ubirajara e Uru.

Já em Ourinhos, palco da segunda entrega, foram 25 novas viaturas destinadas à PM. Os municípios de Bernardino de Campos, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Ribeirão do Sul, Salto Grande e Timburi, que são subordinados à unidade, receberam as viaturas.

O restante dos veículos foram distribuídos ao 9º Batalhão do Interior, nas cidades de Alvinlândia, Arco-íris, Bastos, Echaporã, Fernão, Gália, Herculândia, Júlio Mesquita, Lupércio, Marília, Ocauçu, Oriente, Oscar Bressane, Parapuã, Pompéia, Quatá, Quintana e Vera Cruz.


Em seu discurso e na coletiva de imprensa, o secretário destacou a importância do novo maquinário para o trabalho policial, ressaltando o compromisso do governo em valorizar as forças de segurança. "São veículos de modelos novos que garantem a eficiência e a agilidade do trabalho policial, além do conforto e maior segurança para a nossa tropa", afirmou Derrite. Ele enfatizou que a entrega é um investimento na população, que sentirá a diferença nas ruas.


Os municípios da região de Ourinhos: Bernardino de Campos, Chavantes, Espírito Santo do Turvo, Ipaussu, Ribeirão do Sul, Salto Grande e Timburi, receberam cada um uma viatura. - Foto: Laperuta Junior/Direitos Reservados

Derrite também aproveitou a ocasião para abordar temas sensíveis e de grande repercussão, como a violência contra agentes de segurança e a legislação penal. Mencionando sua própria experiência como policial militar, ele defendeu a atuação da polícia em confrontos e se posicionou contra a hipocrisia de "tirar bons policiais do serviço operacional". O secretário emocionou-se ao falar do peso de entregar a bandeira nacional para a família de um policial morto em serviço, reiterando que, se o confronto for inevitável, sua torcida é para que o policial saia vivo.

Em resposta a uma pergunta sobre a "porta giratória" da justiça — onde a polícia prende e a justiça solta —, Derrite foi enfático. Ele classificou como "lamentáveis" os casos em que criminosos perigosos são soltos em audiências de custódia, citando o exemplo de sequestradores liberados. Para o secretário, a solução está na reforma da legislação penal, defendendo o fim da audiência de custódia para crimes hediondos e o fim de "privilégios" para criminosos, como a saída temporária.

O secretário aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho das polícias Militar e Civil na região, que, segundo ele, tem alcançado "os melhores resultados da história", com recorde de prisões e apreensões de drogas, além da queda nos índices de roubos.

A pauta da valorização policial, abordada tanto por Derrite quanto pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel José Augusto Coutinho, também foi destaque. Ambos mencionaram a previsão de aumento salarial e o novo plano de carreira, além de programas como o "Moradia Segura", que oferece condições facilitadas de financiamento de casa própria para os policiais.

A presença de autoridades locais, como prefeitos e comandantes da PM e Polícia Civil, reforçou a importância do evento. Ao final o secretário precisou deixar o evento para uma reunião com o governador Tarcísio de Freitas na capital paulista.