Sem acordo e desorganizada, Secretaria Municipal de Saúde deixa diabéticos sem atendimento em Ourinhos

Compartilhe:

Os diabéticos de Ourinhos continuam sem saber quando conseguirão atendimento médico especializado, necessário, que foi interrompido, com o encerramento do contrato entre Prefeitura e ADO (Associação dos Diabéticos de Ourinhos), fato ocorrido no dia 30 de maio, sem qualquer aviso prévio, pegando todos de surpresa. O secretário municipal de Saúde, Donay Neto, disse que, a partir da última segunda-feira, 6, todos os pacientes atendidos pela ADO seriam absorvidos pelo programa “Hiperdia”, no Postão Central, fato que não aconteceu, já que não há nada organizado no local para receber estes pacientes.

A ADO oferecia atendimento com médico endocrinologista, especialista em diabetes, além de nutricionista, psicólogo e equipe de enfermagem, todos os profissionais com especialização.

Diante do problema, parte dos 3 mil pacientes atendidos pela entidade estiveram nesta segunda-feira, 7, na Câmara Municipal de Ourinhos, onde protestaram.

Os vereadores Eder Mota (MDB) e Gil Carvalho (PL) saíram em defesa do secretário e pediram calma, pois, segundo eles, a situação seria resolvida ainda hoje (7), porém até agora nenhuma solução para a paralisação dos atendimentos foi apresentada.

Uma das pacientes ouvidas pelo Passando a Régua disse que pelo posto de saúde, o seu filho aguarda desde de janeiro uma consulta com um médico endocrinologista.

Agendamento feito em janeiro no Postão e até agora o paciente não foi chamado (Foto: Arquivo Pessoal)

A filha da moradora do Recanto dos Pássaros, Jéssica Reis, de apenas 11 anos, tinha consulta com o médico na ADO, nesta segunda-feira, 6 e infelizmente ficou sem atendimento.

Jéssica e a filha que é diabética e não conseguiu realizar o retorno médico (Foto: Arquivo Pessoal)

Jéssica chegou a falar com o secretário de Saúde, Donay, na manhã desta terça-feira, 7, que não apresentou nenhuma solução e tenta de todas as formas jogar os pacientes desatendidos contra a direção da ADO. (confira o vídeo abaixo)

A informação que nos chegou, é que Donay estaria tentando achar meios de contratar todos os profissionais que prestam serviços à ADO, porém para que isso aconteça é preciso que seja feito um concurso público, ou que a contratação destes profissionais seja feita de forma terceirizada, através de uma OSC (Organização Social Civil), que participe de um processo de chamamento público, para efetuar a gestão do serviço à Prefeitura de Ourinhos, o que pode demorar até meses para todo o processo ficar pronto.

O que está bem claro, é que a atual administração municipal não teve qualquer cuidado e planejamento prévio, antes de resolver encerrar o contrato com a ADO, deixando ao léu os diabéticos de Ourinhos. A situação está longe der ser resolvida.