“Semear é Cuidar” é lançado em Ourinhos

Compartilhe:
Nesta quarta-feira, 17, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), em parceria com o Sindicato Rural de Ourinhos e as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Saúde de Ourinhos, lançou o projeto “Semear é Cuidar”. O evento ocorreu na sede do Sindicato Rural de Ourinhos. Veja o vídeo mais abaixo.

Promovida pela Comissão Semeadoras do Agro, Programa Promovendo Saúde no Campo (PPSC) do Senar-SP, ONG Orienta Vida e Pense Rosa, a iniciativa visa levar informações e ações de saúde para as mulheres do campo. O projeto, parte do “Programa Promovendo Saúde no Campo”, foi apresentado a autoridades municipais, representantes da saúde, do setor agropecuário e do Sebrae.

O “Semear é Cuidar” oferecerá palestras e exames de saúde gratuitos, incluindo mamografias e ultrassons, em clínicas parceiras. Produtoras rurais serão selecionadas para participar do projeto, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e saúde das mulheres que atuam nas áreas rurais do Estado de São Paulo.
“A prevenção é essencial, especialmente para mulheres sem plano de saúde. Os exames, realizados na rede privada, são viabilizados pelo PPSC e parceiros. Em caso de diagnóstico positivo, a rede de apoio das Semeadoras encaminha a paciente à rede pública para tratamento”, disse Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro.
No ano passado, as Semeadoras atenderam mil mulheres com exames preventivos através do “Semear é Cuidar”. Este ano, a meta é alcançar 3 mil mulheres. O projeto inclui palestras sobre cuidados preventivos ao câncer de mama, colo de útero e pele, alertando para sinais de doenças que necessitam de detecção precoce.
Com o lema “Semeando informação e promovendo saúde para mulheres do campo”, o projeto busca aprimorar a qualidade de vida e a saúde das mulheres, principalmente aquelas de áreas mais vulneráveis e que se descuidam da atenção à saúde.


Na foto a Vice-Presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, Ana Luisa Carvalho, Diretora Institucional da ONG Orienta Vida, Ana Elisa Angelieri, Secretário de Saúde, Rogerio Areão, Representante do SEBRAE de Ourinhos, Natália Mitiko Aono e a Coordenadora Executiva de Comissão da Semeadoras do Agro, Adriana Menezes.