A indústria de colchões enfrenta um grande desafio: tornar a produção e o descarte de seus produtos mais sustentáveis. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Colchões (ABICOL), o setor no Brasil fabrica cerca de 25 milhões de unidades por ano. No entanto, a reciclagem ainda avança lentamente. Um estudo da Furniture Industry Research Association (FIRA) mostra que, em países como Reino Unido e Alemanha, mais de 50% dos colchões são reciclados, mas em países em desenvolvimento essa taxa é muito baixa.
Investindo em inovação e práticas sustentáveis, no final de 2024, a Colchões Castor foi pioneira no lançamento do primeiro travesseiro com tecnologia biodegradável do mundo, o BioComfort. O produto é fabricado com BIOVISCO, uma matéria-prima vegetal que se decompõe mais rapidamente do que os travesseiros convencionais e emite menos CO2, deixando de lado o poliol derivado do petróleo, matéria-prima comum nas espumas de poliuretano.
“Diferentemente dos travesseiros tradicionais, que podem levar centenas de anos para se decompor, o BioComfort se desintegra de maneira sustentável, retornando ao ciclo natural sem deixar resíduos nocivos ao nosso planeta”, afirma o CEO da Castor, Hélio Silva.
A empresa também lançou neste ano, o primeiro colchão com a tecnologia mais sustentável globalmente. Composta também de espumas com BIOVISCO™, tecido OrganiCotton® – uma malha Belga premium com algodão orgânico e com ventilação inteligente. Segundo o CEO, o objetivo é oferecer produtos de qualidade que gerem menos impacto ambiental.
“Sempre priorizamos a qualidade dos nossos produtos e estamos cada vez mais alinhados às boas práticas ambientais. Já lançamos o primeiro travesseiro sustentável do mundo e agora temos o colchão, mostrando a nossa preocupação com o meio ambiente e a economia verde”, destaca Hélio Silva.

Preferência por marcas sustentáveis
Recente pesquisa revelou que 95% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. O estudo da APAS – Associação Paulista de Supermercados, também apontou que 64% dos entrevistados já deixaram de comprar de uma marca ou frequentar estabelecimentos após descobrirem comportamentos antiéticos da empresa ou de seus representantes.
A Castor também vem recebendo importantes reconhecimentos por suas ações ambientais. Em fevereiro de 2025, a empresa conquistou a certificação Carbon Free, que comprova que suas operações são neutras em carbono. Esse selo indica que a Castor realiza o inventário e a gestão de suas emissões, participa de projetos de descarbonização, compensa emissões e promove o plantio de árvores nativas.
“Fazemos parte de um grupo de empresas que se comprometem com ações responsáveis e sustentáveis, alinhadas com padrões internacionais. Somos uma das poucas empresas brasileiras signatárias do Pacto Global da ONU e que possuem certificações ESG”, finaliza.
Investindo em inovação e práticas sustentáveis, no final de 2024, a Colchões Castor foi pioneira no lançamento do primeiro travesseiro com tecnologia biodegradável do mundo, o BioComfort. O produto é fabricado com BIOVISCO, uma matéria-prima vegetal que se decompõe mais rapidamente do que os travesseiros convencionais e emite menos CO2, deixando de lado o poliol derivado do petróleo, matéria-prima comum nas espumas de poliuretano.
“Diferentemente dos travesseiros tradicionais, que podem levar centenas de anos para se decompor, o BioComfort se desintegra de maneira sustentável, retornando ao ciclo natural sem deixar resíduos nocivos ao nosso planeta”, afirma o CEO da Castor, Hélio Silva.
A empresa também lançou neste ano, o primeiro colchão com a tecnologia mais sustentável globalmente. Composta também de espumas com BIOVISCO™, tecido OrganiCotton® – uma malha Belga premium com algodão orgânico e com ventilação inteligente. Segundo o CEO, o objetivo é oferecer produtos de qualidade que gerem menos impacto ambiental.
“Sempre priorizamos a qualidade dos nossos produtos e estamos cada vez mais alinhados às boas práticas ambientais. Já lançamos o primeiro travesseiro sustentável do mundo e agora temos o colchão, mostrando a nossa preocupação com o meio ambiente e a economia verde”, destaca Hélio Silva.

Preferência por marcas sustentáveis
Recente pesquisa revelou que 95% dos brasileiros preferem consumir produtos e serviços de empresas que investem em práticas sustentáveis. O estudo da APAS – Associação Paulista de Supermercados, também apontou que 64% dos entrevistados já deixaram de comprar de uma marca ou frequentar estabelecimentos após descobrirem comportamentos antiéticos da empresa ou de seus representantes.
A Castor também vem recebendo importantes reconhecimentos por suas ações ambientais. Em fevereiro de 2025, a empresa conquistou a certificação Carbon Free, que comprova que suas operações são neutras em carbono. Esse selo indica que a Castor realiza o inventário e a gestão de suas emissões, participa de projetos de descarbonização, compensa emissões e promove o plantio de árvores nativas.
“Fazemos parte de um grupo de empresas que se comprometem com ações responsáveis e sustentáveis, alinhadas com padrões internacionais. Somos uma das poucas empresas brasileiras signatárias do Pacto Global da ONU e que possuem certificações ESG”, finaliza.





