Tarcísio de Freitas comenta casos de contaminação por metanol e faz brincadeira sobre falsificação de bebidas

Compartilhe:
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), comentou nesta segunda-feira (6), durante coletiva de imprensa, sobre o avanço das investigações relacionadas à contaminação de bebidas com metanol no Estado. O governador afirmou que as falsificações têm atingido bebidas destiladas de alto valor, como uísques de marca, produtos que costumam gerar maiores lucros para criminosos.

Tarcísio aproveitou o momento para fazer uma brincadeira ao dizer que, por não ser adepto de bebidas alcoólicas, só ficaria realmente preocupado “no dia em que falsificarem refrigerantes”.

“Jack Daniel’s, Johnnie Walker, enfim, todas essas bebidas que são objeto de falsificação. Não vou me aventurar nessa área, que não é a minha praia. No dia em que falsificarem Coca-Cola, eu vou me preocupar”, declarou o governador.

“Ainda bem que não chegaram nesse ponto. Coca-Cola, até aqui, não... E a minha é a normal”, completou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil já registra 17 casos confirmados de intoxicação por metanol, sendo 15 deles em São Paulo, além de 200 casos em investigação. A Prefeitura de São Bernardo do Campo confirmou, na noite de segunda-feira, a morte cerebral de uma mulher de 30 anos, identificada como Bruna Araújo, internada desde o fim de setembro. Os exames comprovaram intoxicação pela substância. O caso ainda não entrou nas estatísticas oficiais do governo federal.

Durante a coletiva, Tarcísio e o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, informaram que a Polícia Civil identificou a presença de metanol em bebidas apreendidas em duas distribuidoras do Estado. Os locais fazem parte da lista de 11 estabelecimentos — entre bares, adegas e mercados — interditados sob suspeita de comercializar produtos adulterados.

Até o momento, 20 pessoas foram presas por envolvimento com a manipulação das bebidas, mas, segundo o governo, não há indícios de que os suspeitos pertençam a uma mesma quadrilha.

Tarcísio também anunciou medidas para reforçar o controle e a fiscalização sobre o comércio de bebidas em São Paulo. Entre as ações previstas estão a criação de um programa de certificação e selos de qualidade para distribuidores e comerciantes, a fim de garantir maior segurança aos consumidores.

O governador destacou ainda que o Estado adquiriu 2,5 mil ampolas do antídoto usado no tratamento de intoxicação por metanol, que já estão disponíveis na rede pública de saúde.