Testes para detectar os anticorpos da Covid-19 foram furtados em Marília (SP) (90 km de Ourinhos) no domingo (17). O material estava com um entrevistador do Ibope que está realizando uma pesquisa sobre o nível de disseminação do coronavírus em todo o país.
A pesquisa nacional intitulada "A evolução da prevalência de infecção de Covid-19 no Brasil" visa mapear a propagação do coronavírus. Os técnicos do Ibope foram contratados pela Universidade Federal de Pelotas, em um estudo financiado pelo Ministério da Saúde.
Marília é uma das 133 cidades selecionadas para participar do estudo. Cerca de 16 kits de testes rápidos pra Covid-19 foram furtados em uma padaria no bairro Nova Marília, na zona sul.da cidade.
No boletim de ocorrência o entrevistador de 23 anos disse que entrou em uma padaria para comprar algo para comer e deixou o cooler com os testes em cima do balcão.
Ele disse que se distraiu por alguns instantes e percebeu que criminosos tinham levado o cooler embora. Cada kit custa em média R$ 400.
A Polícia Civil está investigando o caso, mas ninguém foi preso. O local não tem câmeras de segurança. A prefeitura informou que a Secretaria de Saúde não foi informada sobre o furto.
Pesquisa interrompida
Em Bauru, a pesquisa estava sendo realizada, mas foi interrompida na quinta-feira (14), após a Secretaria de Saúde alegar que não foi informada sobre o levantamento e também apurar irregularidades na realização.
Uma reunião vai ser realizada nesta segunda-feira (18) para avaliar a retomada da pesquisa na cidade.
Informações G1
Vídeo resume “Fake News” da Prefeitura de Ourinhos
Entenda como a Prefeitura de Ourinhos tentou forçar uma situação de que uma paciente, que na verdade estava com dengue e não coronavírus estaria recebendo alta do Hospital de Campanha (Grande Hotel), que deve consumir em menos de três meses mais de R$4 milhões de reais.





